Orsse abrirá série de concertos na Catedral

 Catedral Metropolitana de Aracaju voltará a receber os acordes da música clássica produzida em Sergipe (Foto: Fabiana Costa/Secult)

A Catedral Metropolitana de Aracaju voltará a receber os acordes da música clássica produzida em Sergipe. Isso porque no dia 19 de abril, a partir das 19h, terá início a série de Concertos Especiais ‘Sons na Catedral’, que promete, ao longo do ano, levar concertos muito especiais para o público sergipano.

Neste primeiro concerto da série em 2013, a Orsse será regida pelo maestro assistente, Daniel Nery, e contará com solos do trompista Emerson Melo, chefe de naipe das trompas da orquestra. Esta será mais uma temporada de grandes concertos na Catedral Metropolitana, que desde 2007, recebe a Orquestra Sinfônica para apresentações inesquecíveis e que aliam a beleza arquitetônica, à riqueza da música clássica produzida em Sergipe.

Entre as peças que serão executadas nesta primeira apresentação estão o Concerto para Trompa e orquestra nº 3 em Mi bemol maior de Mozart, a Suite ‘As Vespas’, do compositor inglês Vaughan Williams, e a abertura da ópera Tannhäuser, pela ocasião das comemorações do bicentenário de seu compositor, Richard Wagner.

As peças selecionadas para este primeiro concerto representam um pouco da variação de etilos que a série ‘Sons da Catedral’ trará durante todo o ano. Além disso, o programa prevê a presença de alguns solistas da própria orquestra e até internacionais, além de interpretações virtuosísticas de obras do período clássico, até compositores modernos.

A Temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Sergipe é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre o regente e solista

Daniel Nery é regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti.

Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe

Já o chefe de naipe das trompas da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Emerson Melo é bacharel em instrumento pela Faculdade Santa Marcelina, sob orientação de Ozéas Arantes e foi vencedor do Concurso Internacional Jovem Solista, da Semana Eleazar de Carvalho, realizado em São Paulo, em 2007.

Teve aulas com Marie Luise Neunecker, Phillip Myers, Bostian Lipovizék, Stefan Dohr, Rolf Smedvig, Daniel Havens, Mário Rocha, Adalto Soares, entre outros. Apresentou-se como solista junto a Orquestra Acadêmica do Festival Eleazar de Carvalho, Orquestra L’estro Armonico e Banda Jovem do Estado de São Paulo.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais