Pré-Caju retorna em outubro na Orla de Atalaia

Pré-Caju (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Após seis anos sem realizar o Pré-caju, um dos organizadores da tradicional prévia carnavalesca, Fabiano Oliveira, informou ao Portal Infonet que estudos estão sendo realizados para que a festa volte a acontecer este ano. A prévia deve acontecer em outubro, no final de semana que antecede o feriado de Nossa Senhora Aparecida – dia 12 de outubro – na Orla de Atalaia.

Fabiano Oliveira, organizador do evento, disse que as conversas serão iniciadas com os órgãos públicos e com o trade turístico para o retorno do Pré-caju (Foto: Arquivo Portal Infonet)

De acordo com Fabiano, estudos estavam sendo feitos para o Pré-Caju acontecer indoor – festa em um circuito fechado – no entanto, a expectativa é que o evento seja realizado na orla de Atalaia. “A ideia de fazer a festa na Orla surgiu a partir de um pedido da Associação dos Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/Se) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) que nos enviou um ofício com essa solicitação”, diz.

Fabiano conta que, se confirmada, a festa acontecerá na Orla, saindo da Passarela do Caranguejo até a Praça de Eventos, e lá ocorrerá shows fechados. “Com o desfile do Bloco Vumbora no sábado (25) percebemos que é fundamental que a festa aconteça nas duas vias, um para o bloco e outro para a pipoca e os ambulantes, dessa forma todos podem aproveitar a festa. Outra coisa que notamos foi o horário, os blocos saindo à tarde fica melhor. O desfile começaria às 14h e encerraria às 22h. Dessa forma o trânsito ficaria liberado às 22 horas e a festa na Praça de Eventos seria fechada, com segurança privada e não atrapalharia a circulação de veículos”, explica.

Ainda segundo o organizador, ainda essa semana ele deve procurar os órgãos públicos para conversar sobre a viabilidade do retorno da festa. “Se de fato o Pré-Caju voltar a acontecer, é bom lembrar que a festa será privada e terá o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, mas não terá recursos públicos para sua realização”, afirma.

Fabiano acredita que após o carnaval a organização já terá uma definição sobre a realização do Pré-Caju. “Vamos iniciar a conversa com os órgãos e acredito que após o carnaval teremos essa definição até porque precisamos organizar o evento e fazer a divulgação nacional”, diz Oliveira que fala da escolha da data para a realização do evento. “Pensamos em fazer a festa nos dias 10 e 11 de outubro porque na segunda-feira é dia 12, feriado nacional, portanto, há a possibilidade de atrair mais pessoas para o Estado, aquecendo nosso turismo e economia, mas, ainda não há nada definido, o que há é a possibilidade. Estamos fazendo os estudos e vamos conversar com os órgãos competentes e com o trade turístico”, conclui.

Abrasel

O presidente da Abrasel, José Augusto de Carvalho, confirmou que solicitou a organização do evento que se a festa voltar a acontecer, que seja na Orla. “Sergipe precisa de eventos para atrair os turistas. Temos belezas naturais, mas eventos também atraem turistas, então entendemos que quanto mais eventos acontecerem, melhor para a economia. Hoje nós perdemos vários eventos na Orla, e precisamos que os eventos voltem a acontecer lá. Nesses dois últimos finais de semana, com a festa que aconteceu, tivemos um aumento de 30% no faturamento dos bares e restaurante, não apenas no eixo da festa, mas em toda a cidade”, informa.

Pré-Caju

Criado em 1992, o Pré-Caju teve início com o desfile de um único bloco e com o passar dos anos foi aumentando e ganhando proporções. O Pré-Caju já foi considerado a maior prévia carnavalesca do país chegando a reunir mais de 300 mil pessoas por noite. Em 2014 aconteceu a última edição da festa que por falta de patrocínio deixou de ser realizada.

Por Karla Pinheiro

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais