Marcelo Déda: Forró Caju vai entrar para a história dos festejos juninos do Estado de Sergipe
O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, apresentou, na manhã de ontem, a estrutura do Forró Caju 2005 à imprensa sergipana. O espaço onde acontece a festa, a praça de Eventos Hilton Lopes, este ano, está ainda maior e melhor, por conta das comemorações dos 150 anos da capital sergipana. Para se ter uma idéia, a área foi aumentada para receber 10 mil pessoas a mais do que em 2004. Diversão, conforto e tranqüilidade serão as tônicas da quinta edição da festa este ano. “A formação de públicos, no Forró Caju, é uma de minhas maiores alegrias”, afirmou o prefeito.
Com dois grandes palcos e praça de eventos com capacidade para receber 250 mil pessoas, quase 120 atrações nacionais e locais se apresentarão durante mos 13 dias de festa. Demonstrando valorização da cultura e dos artistas da terra, a prefeitura de Aracaju contatou 118 atrações, sendo que dois terços destas são de artistas sergipanos. A prefeitura ainda vai colaborar com os arraiais de bairro, contratando os músicos para animar festas em vários pontos da cidade.
De acordo com o prefeito, o quinto ano do Forró Caju vai entrar para a história dos festejos juninos do Estado de Sergipe. “A gente não quer competir com nenhuma outra festa do interior, mas vai preservar o Forró Caju, já que ele virou uma referência nacional e está no calendário festivo do Brasil”, declarou, ao acrescentar que a organização, a qualidade das atrações, e a segurança do espaço têm sido as principais marcas da festa.
A segurança dos mercados e seus arredores será feita por quase 300 homens e mulheres das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, SMTT, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Para complementar a segurança, 18 câmeras de vídeo, 13 postos elevados e outros equipamentos estarão espalhados pela praça festiva. Além disso, um pelotão de 30 homens do Exército estará de prontidão na sede do 28º Batalhão de Caçadores para qualquer eventualidade.
NOVIDADES – Dentre as principais novidades da festa em 2005, estão telões, caixas de som modernas (instaladas em toda a área dos mercados), e até um sistema inédito de gás encanado para os 15 bares e restaurantes que já começam a funcionar na praça de eventos Hilton Lopes. “Esta é apenas uma amostra do cuidado com que a prefeitura preparou a estrutura do Forró Caju 2005, cujo objetivo é garantir a tranqüilidade e conforto da população sergipana”, disse. Prefeito diz que a formação de públicos, no Forró Caju, é uma de suas maiores alegrias
Toda a sonorização da festa será bem distribuída e o volume do som no espaço estará uniforme, não ultrapassando 90 decibéis. O objetivo é não prejudicar a vizinhança. Trinta barracas de drinks e 30 de alimentação, já devidamente fiscalizadas pela vigilância sanitária, estão prontas para tender ao público presente, além dos bares e restaurantes.
SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também traz novidade: foi montado um mini-hospital na área dos mercados para garantir a assistência médica necessária e que vai contar com leitos de observação, sala de estabilização (UTI) e ambulâncias de suporte básico e avançado (UTI móveis).
As fotos são de Fernando Silva
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B