Projeto Caju na Rua é lançado nesta sexta-feira

Prefeito e outras autoridades lançam o Caju na Rua (Fotos: Portal Infonet)
Com o objetivo de levar a arte às ruas da cidade foi lançado o projeto “Caju na Rua”, na manhã desta sexta-feira, 11, no mirante da praia 13 de Julho. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente na inauguração junto com o idealizador do projeto, Fábio Sampaio, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, além de secretários e os artistas plásticos que participam do projeto.

Ao todo, são 11 cajus espalhados pela cidade, 10 deles patrocinados pela Prefeitura de Aracaju e um pela empresa Celi. Os artistas sergipanos responsáveis pela arte nos cajus são Elias Santos, Allan Adi, José Fernandes, Cruz, Edidelson, Hortência Barreto, Ana Denise, Madureira, João Valdênio e Eduardo Fabião.

O prefeito ressaltou a importância de apoiar um projeto como esse. “É mais uma atração turística para Aracaju. Visitar a cidade será também visitar os cajus”, disse Edvaldo Nogueira, parabenizando os artistas pelo trabalho artístico. Após apresentação e inauguração do “Caju na Rua”, os organizadores seguiram na Marinete do Forró para todos os pontos da cidade onde os cajus foram instalados.

Edvaldo Nogueira inaugura o caju pintado pela artista Hortência Barreto, ao lado
A artista plástica Hortência Barreto, que pintou o caju localizado no mirante da 13 de Julho, explica que a arte aplicada em seu caju foi fruto de pesquisa sobre os bordados e rendas, tradicionais no estado. “ Eu juntei a poética com o bordado, adicionei formas contemporâneas a ele como símbolos e resultou nesta pintura”, disse a artista, realizada por estar participando de um projeto como esse.

Projeto “Caju na Rua”

O projeto, idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio, implantou cajus pintados por artistas locais em 11 pontos da cidade como forma de transformar Aracaju num museu a céu aberto, segundo o idealizador. Além de idealizador, Fábio também ficou responsável por um caju, que fica localizado na Alameda das Árvores, no bairro Luzia.

Fábio Sampaio, idealizador do projeto Caju na Rua
“A minha ideia surgiu a partir do projeto ‘Cow Parade’[projeto em que vacas pintadas por artistas plásticos foram espalhadas por todo o Brasil]. Conversei com os organizadores e eles gostam da idéia de fazer a mesma intervenção, mas nesse caso com cajus”, explicou o artista plástico. Fábio Sampaio informou que o objetivo é criar uma intervenção urbana, para que se discuta a arte nas ruas.

Locais

O projeto “Caju na Rua” está presente em 11 pontos da cidade: Mirante da 13 de Julho, Mercado, Colina do Santo Antônio, Parque da Sementeira, espaço em frente ao Parque dos Cajueiros, Alameda das Árvores, Farol de Aracaju, Aeroporto, Passarela do Caranguejo e Centro de Cultura e Arte J. Inácio.

Por Danielle Menezes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais