Projeto Tamar libera filhotes de tartarugas neste sábado

Programação de férias do Projeto Tamar e Oceanário de Aracaju (Foto: Divulgação)

Centenas de filhotes de tartarugas marinhas serão liberadas ao mar neste sábado, às 17 horas. A soltura das tartaruguinhas faz parte da programação de férias do Projeto Tamar e Oceanário de Aracaju. A programação, que teve início no dia 25 de dezembro e segue até o dia 31 de janeiro, inclui ainda alimentação dos tubarões, tanque interativo, oficinas artísticas, entre outras atrações.

“Esse é o período do ano que recebemos o maior público. Então, fizemos uma programação diferenciada e sensibilizando as pessoas para a causa das tartarugas marinhas”, informa o biólogo do Projeto Tamar em Aracaju, Rauber Santos Garcia. A visitação do Oceanário também tem horário diferenciado neste mês de férias escolares e de aumento do fluxo de turistas na capital sergipana.

“O Oceanário de Aracaju foi inaugurado em 2002 e desde a sua fundação temos programações voltadas para a preservação da vida marinha e das tartarugas”, explica o biólogo. O Tamar foi instalado no Oceanário desde que a estrutura do Projeto em Pirambu foi fechada para reforma. A mudança não causou prejuízos quanto à desova de tartarugas, até porque a maioria delas já estava desovando na Praia de Atalaia, na região próxima ao Oceanário.

Oceanário de Aracaju fica na Orla de Atalaia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

As tartarugas marinhas que costumam desovar na Praia de Atalaia são as das espécies Cabeçuda, que quando adultas atingem até 1,10 metros de comprimento e a Oliva, considerada a menor das espécies encontrada no litoral sergipano, que na fase adulta chega a atingir no máximo 70 centímetros.

“Além das tartarugas, o Oceanário de Aracaju, que é o 2º do Nordeste, tem tubarões, meros, raias, moreias, e etc. São cerca de 80 espécies marinhas, entre crutáceos, moluscos, peixes e repteis marinhos”, informa Rauber Garcia.

Por Moema Lopes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais