Rede Solidária de Mulheres realiza live ‘Ancestrais e Coletivas’

A live foi pensada como forma de dialogar, dentro da perspectiva do Novembro Negro (Foto: Projeto Rede Solidária de Mulheres)

Na quinta-feira, dia 16 de novembro, às 16h, o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, que é realizado pela Associação de Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irá realizar a live “Ancestrais e Coletivas: Mulheres que preservam a História” na página do projeto no Instagram (@redesolidariademulheres).

A live foi pensada como forma de dialogar, dentro da perspectiva do Novembro Negro, sobre as narrativas das comunidades as quais as mulheres pertencem e os seus processos de aquilombamento para preservação de suas histórias, e conta com a participação da presidenta da Ascamai, Alicia Salvador, a artesã e bacamarteira Valdine Vieira, e da professora doutora de Antropologia na UFRB, Yérsia Assis. A mediação será feita pela jornalista do projeto, Díjna Torres.

Para Valdiene Vieira, artesã do projeto e integrante do Batalhão de Bacamarteiros e do Samba de Aboio, no povoado Aguada, em Carmópolis, é muito importante proteger, divulgar e preservar a cultura, pois preservar a cultura é preservar a vida. “Se a gente perder a nossa identidade, a gente perde a nossa vida. Eu luto muito para manter os meus filhos na cultura, eu luto muito para manter a história viva na minha família porque temos aqui em Aguada dois grupos muito antigos e que perpetuam a nossa cultura, a nossa história e ancestralidade e isso precisa ser falado”, disse.

A professora e antropóloga Yérsia Assis aponta que, além de reverenciar o Novembro Negro, a Rede traz uma mesa que tem mulheres negras de diferentes territórios e que trazem consigo diferentes perspectivas, pontos de vista, experiências e acúmulo com a vida. “Nós escrevemos histórias, nós mulheres, mulheres negras, marisqueiras, quilombolas, ativistas, de terreiro, de comunidades tradicionais, nós escrevemos e reescrevemos história. Então, essa iniciativa do projeto é muito importante. Me sinto feliz e honrada de dividir o espaço com mulheres tão importantes e que têm uma atuação tão bonita e fundamental”, concluiu.

A live acontece no dia 16/11, às 16h, no Instagram @redesolidariademulheres, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

Fonte: Ascom Projeto Rede Solidária de Mulheres

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais