Secult lança Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação Cultural Interna

Foto: Marco Vieira

Com o objetivo de garantir recursos financeiros totais ou parciais a entidades culturais, produtores, artistas, grupos e manifestações culturais do Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e o Conselho Estadual de Cultura (CEC), lança o Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação Cultural Interna, projeto que visa apoiar projetos culturais ligados a diferentes meios e linguagens artísticas.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, explica que os projetos devem atender a diversos requisitos. “Independente da linguagem cultural com a qual o projeto dialoga, ele deve abranger variadas dimensões da cultura: geração e manutenção de renda, construção simbólica, cidadania e direitos, assim contribuindo com a ampliação e garantia de acesso aos meios que atendam a Formação, a Produção e a Circulação Cultural”, detalhou a gestora, antes de licenciar-se temporariamente do cargo.

Na opinião do secretário interino de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, esse edital é um anseio e realização de todos que produzem cultura em Sergipe. “Para o artista esta é uma grande possibilidade de levar seu trabalho para regiões que não são atingidas e que a oferta de bens culturais é baixa. Já para a população esta é a possibilidade de se conhecer e conhecer nossa produção cultural. Esse edital fortalece a auto-estima do artista sergipano e faz com que ele mostre seu trabalho dentro do seu estado”, acredita Rangel.

Inscrições e seleção

Os interessados em se inscrever no edital terão o período de 18 de julho a 19 de agosto para efetuar a inscrição, que devem ser entregues no protocolo da própria Secult, de segunda a sexta-feira das 8h às 13h e das 15h às 17h, ou enviadas por correio, com todos os documentos exigidos no edital. O projeto apresentado deverá contemplar, no mínimo, uma das áreas do edital: a Formação, a Produção e/ou a Circulação. Além disso, os grupos, artistas, manifestações culturais que desejarem se inscrever deverão estar em atividade há pelo menos dois anos e em território sergipano.

Uma comissão designada pela Secult será responsável pela avaliação dos projetos, sendo formada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), composta por três integrantes. Os projetos deverão atingir uma pontuação mínima de 11 pontos, respeitando todos os critérios abordados no edital e o valor total dos recursos orçamentários destinados ao Programa (R$ 60 mil).

Expectativa dos agentes culturais

Com uma abrangência em diversas áreas, o Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação da Cultura alcançará diferentes grupos e destaques culturais do estado. O projeto não visa apenas investir na cultura sergipana, mas também valorizar agentes culturais que têm projetos em mente, mas que não os colocam em prática pela falta de auxílio financeiro.

Para a professora de dança e capoeira do grupo Xamã, Franciara dos Santos, o edital veio em boa hora já que o grupo tem em mente um projeto que visa dar maior visibilidade aos artistas que o integram. “Fico muito feliz com o lançamento do edital. Nos sentimos mais motivados e encorajados a continuar com a nossa arte. Fazemos várias apresentações, por isso nosso grupo tem grande destaque em Itabaiana”, contou a professora.

Já a estudante do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também participante de um projeto desenvolvido pela Secult (Birô Cultural), Michele Nascimento, afirma que esta é a hora de colocar em prática tudo que foi aprendido com o Birô. “Faço parte do grupo de teatro ‘Menores Unidos’ e tenho certeza que todos os integrantes (20) ficarão satisfeitos quando souberem deste edital. Agora é a hora de colocar em prática toda a teoria aprendida com o Birô Cultural”, destacou a jovem de 21 anos.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais