![]() |
A Mesa pretende reunir estudantes e amantes da sétima arte (Foto: divulgação) |
Buscando discutir a importância de produzir conteúdos pensados para a criança, fazer uma análise sobre a crescente produção de conteúdo infantil no Brasil e pensar propostas para uma formação crítica deste público para o futuro do cinema brasileiro, o Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual realiza a Mesa Cinema e Infância – O Cinema Infantil na Formação de Público.
O encontro acontece no dia 23 de julho, às 15h, no SESC. E para realizar a discussão, o Sercine tem a honra de receber a Diretora Geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, o escritor e cineasta João Batista Melo, e a professora do curso de Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe, Ana Ângela Farias Gomes.
A Mesa pretende reunir estudantes e amantes da sétima arte, além de pais e mães interessados em entender melhor o conteúdo a que seus filhos são expostos, num importante debate para o cenário do audiovisual em Sergipe e no Brasil.
Convidados
Os convidados têm uma trajetória de destaque nacional, com projetos que são fundamentais para a produção de conteúdos pensados para a criança.
Luiza Lins é Diretora Geral de uma das maiores e mais importantes Mostras de Cinema para criança, a Mostra e Cinema Infantil de Florianópolis que tem como principal objetivo exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. A diversidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência e, consequentemente, da cidadania. A Mostra acredita que o cinema que valoriza a cultura (a “nossa” e a do “outro”), incentiva a autoestima, gera curiosidade e, acima de tudo, que diverte as crianças, pode ser a chave para um mundo melhor. Um mundo que aceite as diferenças como parte da riqueza cultural.
Já João Batista Melo é autor do livro Lanterna Mágica, primeiro livro brasileiro a apresentar um panorama amplo do cinema infantil. Finalista do Prêmio Jabuti 2012, é uma ensaio que conta a história do cinema infantil mundial e brasileiro e discute suas abordagens pedagógicas e ideológicas. A influência da literatura e da televisão, as referências dos contos de fadas, a relação entre as narrativas infantis no cinema e as teorias da pedagogia, as estratégicas de marketing e merchandising que estão por trás de várias produções cinematográficas, são alguns dos temas que perpassam este estudo.
Ana Ângela Farias Gomes é Jornalista, mestre em Sociologia (Universidade Federal do Ceará – UFC), doutora em Comunicação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos) e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Leciona sobre cinema e TV no curso de Audiovisual do Departamento de Comunicação. Faz parte do Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual (UFS) e atualmente pesquisa as relações entre cinema, Nordeste e espaço urbano. Coordena o projeto de extensão Cine Mais UFS.
A discussão acontece dentro da programação do Festival que acontece de 19 a 25 de julho.
Festival
O Sercine é uma realização da Cacimba de Cinema e Vídeo, com produção da Rolimã Filmes e SeteNove Audiovisual, com a parceria do Sesc Sergipe, Segrase, GW Soluções em Comunicação Visual e GVT.
Informações: (79) 9632-3675
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B