Sescanção espera receber cerca de 300 músicas

Nesta edição CD terá 14 faixas (Fotos: Portal Infonet)

Em sua 14ª edição, o Sescanção 2013 abriu seu cronograma na última segunda-feira, 29, para o período de inscrições que deverá se estender até o dia 14 de junho. Neste ano, ao Sesc espera receber cerca de 300 músicas para análise, com aproximadamente 100 artistas inscritos. O coordenador do Sescanção e analista em música do Sesc, Fábio Oliveira, apresenta as expectativas e detalha a organização do evento.

Como novidade desta edição, o coordenador salienta a possibilidade de os artistas poderem levar suas próprias bandas. “É tradição no Sescanção o acompanhamento da Banda Base, que é uma garantia de músicos de boa qualidade, sobretudo para quem não tem banda formada. Mas decidimos que a própria banda poderá fazer seus arranjos como forma de valorizar a identidade do artista. Não queremos que um artista se molde aos nosso formato, e sim que ele desenvolva o seu talento. Continuaremos disponibilizando a Banda Base, mas ela não será obrigatória”, diz.

Outra inovação é a oficina de produção musical, que tem o objetivo formar o músico para desenvolver um estúdio caseiro. “Vamos convidar um professor para apresentar softwares básicos de gravação e produção. Assim, o músico pode gravar sua própria demo e começar a difundir seu trabalho. Esse é o tipo de músico que nós valorizamos: aquele que corre atrás e não espera que as oportunidades cheguem até ele”, afirma.

Serão oferecidas outras duas oficinas, já realizadas nas edições anteriores: a de expressão corporal e a de técnica vocal. “O Sescanção é uma janela para que tanto o artista quejá tem uma  carreira quanto aquele que nunca subiu em um palco possam mostrar seu talento. Por isso, as oficinas são uma forma de preparar o iniciante para que ele se desenvolva, se sinta mais seguro e seja um artista melhor”, expõe.

Terminado o período de inscrição, uma comissão formada por cinco técnicos analisará as composições para selecionar as 14 faixas que irão compor o CD. Neste ano, a seleção será o ponto de partida para um projeto paralelo, o Sescanção nas Escolas. “Passada a seleção, vamos observar quais artistas tem o perfil para ir até as escolas da rede estadual e levar sua música. Nosso objetivo é motivar nossos talentos, é que o aluno veja que existe o artista sergipano que tem espaço”, explica.

Fábio Oliveira; janela de oportunidades

Para Fábio Oliveira, o Sescanção ganhou respaldo ao longo de sua trajetória, o que se relete na recepção do público e na projeção dos artistas. “Todos os anos, o Sescanção revela talentos, como é o exemplo de Patrícia Polayne, Nino Karva, Alex Sant’anna, Alberto Silveira e Heitor Mendonça, entre tantos outros. É um espaço para que o músico deixe de ser apenas intérprete e encontre seu próprio caminho. E isso colabora para o desenvolvimento da cena sergipana, que nos últimos anos tem atingido um grande amadurecimento”, relata.

Programação

Artistas residentes em Sergipe e sergipanos que moram em outros estados poderão se inscrever no Sesc Centro e na Casa do Artista. Para realizar a inscrição, o artista deve preencher a ficha padrão e ter em mãos um cd com as faixas gravadas em formato MP3. Aquele que deseja se inscrever deve trazer ainda dois quilos de alimento não perecíveis para serem doados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.

A análise deve acontecer entre os dias 17 e 20 de junho, e os resultados serão divulgados no dia 25. Entre 26 de junho e 26 de julho, os arranjos serão produzidos, e as gravações acontecem do dia 29 até 20 de setembro. 31 de outubro, no Teatro Atheneu, as músicas escolhidas para o CD serão apresentadas ao vivo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais