Unesco deve confirmar título da Praça São Francisco até amanhã

Decisão da Unesco deve sair até a manhã deste sábado, 1º (Foto: Divulgação)
A secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino confirmou na tarde desta sexta-feira, 30, o favoritismo da Praça São Francisco para se tornar Patrimônio Histórico da Humanidade. Uma comitiva de quinze pessoas está em Brasília acompanhando a 34ª sessão aberta pelo comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que deve chancelar o título.

Os integrantes do grupo sergipano que acompanha a reunião fazem parte de órgãos como Iphan, Governo de Sergipe e da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. A votação deveria ocorrer nesta tarde. Mas segundo a secretária, houve um atraso em outras pautas que antecedem o processo e por isso a decisão só deve sair na noite desta sexta, ou na manhã deste sábado, 31.

Eloísa Galdino confirma favoritismo da candidatura de São Cristóvão (Foto: Secult)
“Estamos com grande expectativa pelas ações que o Brasil tem colocado nas discussões quanto aos patrimônios históricos. O clima é favorável ao título porque o Governo cumpriu todas as etapas e exigências da Unesco”, afirma Galdino. Vinte e um países devem votar. Só isso, segundo a secretária, já garante grande visibilidade ao Estado de Sergipe. “A praça é o único candidato do Brasil a Patrimônio. Nós queremos voltar com esse título para Sergipe porque assim, ficaremos marcados no cenário do patrimônio histórico mundial”, completa.

O prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, acredita que a comitiva voltará com boas notícias para a cidade. “Queremos e vamos sair daqui com o resultado nas mãos”. A secretária de Cultura do Município, Aglaé Fontes, acompanha a sessão desde a última quinta-feira, 29.  “Nós dependemos do parecer de 21 países, eles analisam muita coisa, como detalhes técnicos. Mas, apesar da demora no resultado a animação está de pé”, completa.

Confiante, Luiz Alberto Santos, subsecretário de Patrimônioe Cultural (Subpac), disse que está muito tranqüilo, pois todas as exigências da UNESCO foram rigorosamente cumpridas. “Fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Nós, Prefeitura, Estado e Governo Federal nos unimos para fazer tudo, exatamente tudo que foi pedido por eles. Tenho total convicção que o título já é nosso” completa.

Com informações da Ascom/PMSC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais