(Foto: Assessoria de Imprensa) |
Agraciado com o prêmio de Melhor Longa na 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 14), 'O homem das multidões', de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, chega à programação do Cine Vitória que estreia nesta quinta-feira, 18.
A história se passa em Belo Horizonte, Minas Gerais, com dois caminhos distintos de solidão. Juvenal (Paulo André) , condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô (Sílvia Lourenço), controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.
Além do vencedor do Curta-SE, haverá também a pré-estreia do aguardado 'Tudo Acontece em Nova York'. A comédia dramática, dos diretores Ruben Amar e Lola Bessis, conta a história de Mary. Trata-se de uma enfermeira trabalhadora e cansada de sua vida. Seu marido, Leeward, trabalha como músico, mas tem pouco sucesso na carreira artística e nunca consegue manter um emprego. A relação entre os dois está bastante desgastada, e a situação piora com a chegada de Lilas, uma jovem francesa que não tem onde ficar, e acaba morando no apartamento do casal.
O Cine apresenta também sessões dos premiados no Festival de Avanca em 2013: Eastalgia e Gulf Stream Under the Iceberg. No primeiro, três cidades. Três histórias de amor. Uma noite na Europa. Uma mulher de meia-idade, ucraniana, emigrante e um antigo lutador de boxe Sérvio estão separados da sociedade alemã pela barreira da língua. Vive na cultura eslava e os seus filhos que ainda vivem na Ucrânia e Sérvia- o que os faz ficar lá? Essa é a dúvida da história. Já na segunda produção, conta a história de Adão. Sua primeira esposa, Lilith, é mencionada nas antigas lendas orientais, no Talmude e nos livros medievais de Cabala.
Segundo estas fontes, ela não foi criada a partir de uma costela de Adão como Eva, mas a partir de argila, como ele próprio. Lilith, no entanto, não foi reconhecido por Adão como seu igual e deixou-o depois de uma querela pela Babilónia, onde os pré-Adâmicos viveram. Ela não tem alma e é imortal. Assume nomes diferentes, pode mudar de aparência e possui os homens contra a sua vontade. Uma vez que o faz, deixa as vítimas para sempre, marcando-os para a morte espiritual ou física. Tudo o que ela faz não é nem bom nem mau. Ela é feita de algo completamente diferente.
Ainda entre os premiados do Curta-SE 14, Diários Daltônicos, de Patrícia Monegatto, será exibido no Cine. O curta retrata cinco personagens que descrevem – como num diário – seus olhares daltônicos de um mundo colorido. Outro curta apresentado será 'Linda, Uma história horrível', de Bruno Gularte. Com uma mala em punho, um filho já adulto chega para visitar sua idosa mãe.
A guerra dos Gibis, de Thiago Mendonça e Rafael Terpins, também fará parte da nova programação. Nos anos 60 surge uma criativa produção de quadrinhos eróticos no Brasil. Mas a censura conspirava para seu fim. Satã, Chico de Ogum, Beto Sonhador, Maria Erótica e outros personagens unem-se aos quadrinistas nesta batalha contra a ditadura neste documentário onde a pior ficção é a realidade. Todos os curtas foram contemplados na categoria iberoamericanos. Também será apresentado 'O clube' de Allan Ribeiro.
Aracaju Acessível
Nesta semana, o Cinema Vitória trará no Sergipe Memória em Rede o projeto Aracaju Acessível, de autoria do vereador Lucas Aribé. Visando fomentar a discussão sobre acessibilidade, o Cine fará a Mostra Acessibilidade na sexta-feira às 14 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B