![]() |
(Foto: Ascom Sesc) |
O Sesc abre nesta segunda-feira, ao meio dia, na galeria de arte da Unidade Centro, a exposição Viva Dominguinhos, do artista plástico Elias Santos. O trabalho faz parte do projeto “Bom Dia Gonzagão”, contemplado pela Funarte, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga 2012.
Elias Santos dedicou-se a produção de várias gravuras do Reio do Baião e seu imaginário, assim como a realização de intervenções artísticas, em especial, na cidade natal do grande músico brasileiro, Exu, em Pernambuco.
No mês de junho o Sesc tradicionalmente cria exposições com temáticas juninas a fim de promover a valorização da cultura popular nordestina, a interação da comunidade usuária dos serviços da instituição e suscitar memórias individuais e coletivas durante todo o ciclo junino.
“Percebemos e acompanhamos a evolução e radicalidade dos traços no desenho, na escultura e, sobretudo, com a xilogravura. Esta última de fácil visualização e reconhecimento da população, tanto pelo branco do suporte ou o negro da tinta quanto pela proximidade dos temas com o popular e o cotidiano”, disse a curadora da exposição Vanderléa Cardoso.
Segundo a curadora, Elias Santos gosta de abordar temas diversificados, transitando por territórios urbanos, a exemplo do projeto “Ruídos”, em 2011, e áridos como o sertão, dentro dessa poética visual. “O Sesc reconhece o talento de Elias Santos, artista de trajetória focada, engajado em inúmeros projetos ao longo de sua carreia. É notório o aprimoramento dos traços nas gravuras e os seus estudos sobre arte, pois a cada matriz e a cada projeto, somos surpreendidos pelo seu esmero”, revelou Vanderléa.
Fonte: Ascom Sesc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B