Apresentações marcam encerramento de projetos

(Foto: Ascom Sebrae)

Nesta terça-feira, às 9hs, no município de Neópolis, a Associação Formiguinhas em Ação e o Grupo de Capoeira do Povoado Passagem promoverão o encerramento das atividades dos projetos aprovados pelo Prêmio Microprojetos Rio São Francisco, financiado pela Funarte/Ministério da Cultura/Governo Federal.

A aprovação das propostas foi possível graças a uma ação do Projeto Negócios em Economia Criativa, desenvolvido pelo Sebrae em Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que realizaram uma série de oficinas para incentivar os empreendedores da bacia do rio São Francisco a participar da seleção. As capacitações e consultorias nos municípios de Neópolis, Pacatuba, Propriá e Japaratuba ficaram sob a responsabilidade do consultor Edmilson Suassuna, enquanto em Nossa Senhora da Glória a responsável foi a consultora Virgínia Lúcia Menezes, ambos do Sebrae.

Para Júlia Vasconcelos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae, a iniciativa proporciona a circulação de recursos  nos mercados onde os grupos atuam e ajuda a movimentar a cena cultural desses locais. “Sergipe teve 60 projetos aprovados, que juntos receberam R$ 900 mil. Toda essa receita foi incorporada às economias dessas regiões, contribuindo assim para auxiliar o desenvolvimento dos municípios”.

Durante a programação, além de apresentações do grupo de capoeira, haverá também uma exposição das peças artesanais confeccionadas pelas alunas do curso de artesanato em palha de ouricuri e a entrega dos certificados aos participantes dos cursos. As atividades acontecerão no Clube Social da Fábrica Peixoto, no Povoado Passagem, em Neópolis/SE.

Microprojetos Rio São Francisco

Integrante do conjunto de ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados foram propostos ou tiveram como beneficiários jovens de 17 a 29 anos residentes naquela região.
As inscrições foram abertas em 2012 para pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvem projetos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares e Moda.

Através do edital, 60 projetos sergipanos foram contemplados com R$ 15 mil. Com a verba foi possível viabilizar iniciativas culturais em municípios que compõem a bacia do Rio São Francisco, nas mais diversas áreas, dentre elas música, teatro dança, artes visuais e cultura popular.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais