![]() |
Reunião foi aberta na manhã desta quinta-feira, 21 (Foto: Ascom Emgetis) |
Foi aberta na manhã desta quinta-feira, 21, em Aracaju, a 89ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O evento que prossegue até esta sexta-feira, 22 com a presença de diretores de entidades estaduais de TI de várias partes do país.
A primeira palestra foi proferida superintendente de Modernização da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag/Sergipe), Déborah Arôxa. Ela destacou a experiência de gestão a partir da Integração de Processos e Dados.
“Entre as vantagens do sistema estão a diminuição do tempo despendido, a redução de custos e a otimização de processos, além do protocolo integrado, da facilitação da busca de informações e da transparência e minimização dos impactos sócio-ambientais negativos das atividades governamentais”, destaca Déborah Arôxa.
![]() |
Ézio Faro ao lado do secretário Oliveira Júnior |
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ézio Prata Faro, receber um evento patrocinado pela Abep em Sergipe é uma honra.
“A Abep é uma entidade que tem crescido bastante, sempre tendo como focos uma maior eficiência e os ganhos para quem utiliza os serviços pelo Governo. A filosofia é ter uma máquina administrativa em prol do cidadão, através do uso das tecnologias da informação. A 89ª RFDAFs abrange palestras de patrocinadores e de profissionais de Sergipe, pois é muito importante também mostrar o que está sendo feito aqui”, ressalta Ézio Prata.
Para o palestrante da empresa Aceco TI, Francisco Sérpico, muitos presidentes e diretores de TI têm visitado datacenters fora do país e não conseguem visualizar a mesma segurança que é pregada no Brasil.
“Porém, os datacenters visitados fora daqui e os conceitos vistos nos EUA, por exemplo, se relacionam a datacenteres construídos em prédios exclusivos para isso, ou seja, não compartilham o edifício com nenhuma outra atividade. No Brasil, os níveis de segurança exigidos são muito maiores porque o prédio é normalmente dividido com outras atividades, o que obviamente traz riscos”, enfatiza.
O evento prossegue na sexta-feira, 22 no Aruanã Eco Praia Hotel com mais palestras a exemplo da Universidade Corporativa, que será proferida por Mário Vasconcelos, da Emgetis Sergipe. Participam ainda representantes das empresas Samsung, Vectra CA, System TI, VTI, Promonlogicais, Datacom, Tecnoset e AZ Informática.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B