Associação reage à proibição de buggies em dunas

Justiça proíbe passeio de Bugre em Estância (Foto Ilustrativa/Sílvio Oliveira/Arquivo Portal Infonet)

Os passeios de buggy nas duas pelo litoral sul do Estado estão proibidos por determinação judicial. A decisão da Justiça Federal afeta os donos de bugres e demais operadores da cadeia turística em Sergipe, na ótica da presidente da Associação de Prestadores de Serviços em Turismo de Buggy e Similares do Litoral Sul do Estado (Bugtur), Eunice Brasil Leão. Entidades da cadeia turística que atuam na região, conforme Eunice Brasil, estão se mobilizando para modificar a decisão judicial e buscar meios de manter a atração e preservar o meio ambiente.

A presidente da entidade explica que a ação movida pelo Ministério Público Federal é direcionada à Prefeitura do Município de Estância, mas a Bugtur está se habilitando como terceiro interessado no processo, que tramita na 7ª Vara da Justiça Federal. E, nesta condição, conforme a presidente, adotará medidas para recorrer e tentar rever a decisão judicial.

Para a presidente, a medida é radical. Ela entende que o roteiro turístico pode ser adequado de forma a preservar o meio ambiente e também a renda dos trabalhadores da região, que depende do turismo. “Em janeiro, pela associação, mais de 15 mil pessoas passaram por aqui por causa do passeio de bugre”, relata. “A medida não afeta só os bugreiros, afeta toda a cadeira que perde mais um atrativo turístico e prejudica toda a economia da região”, diz.

A postura da Bugtur ganha apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe. As duas entidades estão se mobilizando para buscar medidas, que possam minimizar os impactos econômicos e manter os passeios de bugre naquela área. “Com a decisão judicial, os passeios ficam limitados aos vilarejos, perde todo o contexto de beleza”, conceitua a presidente do sindicato, Érica Ribeiro. “Temos que buscar uma solução da melhor forma possível. Se tem impacto, podemos modificar o roteiro para minimizá-lo”, enaltece.

Fiscalização

Em nota, a Prefeitura de Estância informa que já está cumprindo a decisão judicial. Leia a íntegra da nota: “Cumprindo a determinação judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública de número 0800042-20.2015.4.05.8502 , ajuizada pelo Ministério Público Federal, a Prefeitura Municipal de Estância deu início à fiscalização e à autuação dos serviços de buggys e veículos associados que atuam no litoral do Município, por meio da SMTT e da Secretaria do Meio Ambiente,  mais precisamente na Praia do Saco e arredores.

Caso a prefeitura não cumprisse  a determinação judicial sofreria punição prevista nos autos do processo. Paralelo a isso, a gestão municipal de Estância tem mantido diálogo constante com a Associação Prestadora de Serviços em Turismo em Buggies e Similares no Litoral Sul de Estância, em busca de alternativas legais para diminuir o impacto da Ação Civil Pública”.

Por Cássia Santana 

*A matéria foi alterada às 14h31 do dia 30 para acréscimo de informações enviadas pela Prefeitura de Estância

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais