Auditores fiscais fazem protesto contra perdas salariais

O ato acontece nesta sexta-feira, 19, em frente a Sefaz (Foto: Portal Infonet)

Os auditores fiscais de Sergipe fazem uma manifestação, nesta sexta-feira, 19, em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em protesto contra as perdas salariais da categoria. O ato acontece em alusão aos Dias do Auditor Fiscal, celebrado no dia 18 de janeiro, e do aposentado, dia 20.

Apesar de acontecer em referência à data, de acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Auditores Fiscais de Sergipe (Sindifisco), Abílio Castanheiro, não há o que ser comemorado. "Estamos há quatro anos consecutivos sem reposição salarial. É extremamente difícil também a situação dos aposentados, que ainda não receberam a segunda parcela do seu salário. É para alertar também a população de que esse papo de que o Governo não tem dinheiro é papo furado. Acabaram com o Funprev e já estão parcelando salários dos aposentados. Para onde foi o dinheiro?", questionou Abílio Castanheiro.

Outra pauta que consta na reivindicação do Sindifisco é o recebimento de uma gratificação de incremento à arrecadação. É uma forma, na visão da categoria, de estimular tanto o trabalho dos auditores quanto de forçar os gestores a adotar uma política tributária que venha, de fato, aumentar a arrecadação.

Sefaz

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Sefaz ressaltou que a instituição vem se reunindo com a categoria para avaliar e discutir o acordo salarial. O assessor Helber Andrade voltou a afirmar que a questão da crise nacional, a queda na arrecadação do Estado, principalmente no FPE, e o aumento das despesas na Previdência vem dificultando ao Governo se comprometer em reajustar o salário dos servidores. “E por Justiça, o Estado precisa avaliar o reajuste como um todo, pois são vários pleitos e categorias reivindicando o reajuste”, comenta.

Quanto a criar mais uma gratificação, o assessor explicou que na prática pode não funcionar, e o que a Secretaria vem procurando fazer é suprir a demanda no serviço e na estruturação da instituição, a exemplo do fechamento dos postos e criação de equipes de fiscalização móvel.

Ao ser questionado do motivo do Estado ter dinheiro para fazer concursos, mesmo estando atrasando o salário do servidor, Helber Andrade informa que não estão sendo criadas novas vagas, e que os aprovados nos concursos irão preencher vagas que foram desocupadas por servidores que faleceram ou se aposentaram.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais