Campanha do Pão Francês entra na reta final

(Foto: Ascom Sebrae)

A Campanha do Pão Francês está sendo um sucesso, com 44 empresas inscritas. Desse total, nove passaram na primeira fase de avaliação e estão classificadas para a final. A sengunda avaliação acontecerá no dia dia 4 de julho, no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes. Já a entrega do título do Melhor Pão Francês da Grande Aracaju acontecerá no dia 6 de julho, no complexo do SESI da Avenida Tancredo Neves, durante as comemorações do Dia do Panificador.

A proposta da Campanha é estimular a melhoria da qualidade do Pão, resgatando os valores dessa referência do setor panaderil. Ela faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria em parceria com o Sebrae e Federação das Industrias.

Segundo Antonio Carlos Araujo, presidente do SINDIPAN e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, a Campanha foi aberta para micro e pequenas empresas formalizadas, sediadas nos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Laranjeiras).

“Toda panificação ou confeitaria pode participar, sindicalizada ou não. No momento da inscrição o empresário indicou um profissional (padeiro) responsável pela elaboração do produto, que também concorrerá à premiação e título. Essa primeira Campanha, que é inédita em Sergipe e tem inscrição gratuita, é direcionada aos empreendimentos localizados na Grande Aracaju. Dependendo do sucesso da ação, da participação e adesão dos panificadores, poderemos realizar a Segunda Campanha em 2015, que será aberta a todas as panificações e confeitarias localizadas em Sergipe”, explica Antonio Carlos.

A Campanha do Pão Francês é uma ação do SINDIPAN, em parceria com a ABIP, ITPC, FIES, Sarandi e Unit, realização Sebrae. Informações pelo email atendimento@contreine.com.br , telefone (79) 3041-8569.

Etapas

A Campanha será realizada em duas etapas, a primeira será classificatória e a segunda finalista. Só serão permitidas amostras de Pães do tipo Francês, conhecidos regionalmente como Pão Jacó, na gramatura de 50 gramas, com tolerância de 5 gramas pra mais (55 gr) ou pra menos (45 gr). Cada participante irá apresentar no dia e hora marcados dez amostras do Pão ao Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes. A metodologia utilizada é a Norma Brasileira ABNT NBR 16170 .

Os critérios analisados para avaliação da qualidade do pão são sete: Coloração, Pestana, Crocância, Miolo, Lastro, Sabor e Aroma. “Cada critério valerá dez pontos, portanto, a pontuação máxima que cada empreendimento poderá atingir será de 70 pontos. Para classificação, a pontuação mínima permitida será de 35 pontos, ou seja, média de 50% de todos os indicadores exigidos”, destaca o Presidente do SINDIPAN.

Premiação  

Além dos títulos, tanto empresários e quanto padeiros serão premiados. O empresário que conquista o primeiro lugar receberá 20 sacas de farinha de trigo, o segundo 15 sacas e o terceiro colocado 10 sacas. O Padeiro vencedor receberá um notebook, o segundo colocado um tablet e o terceiro uma bicicleta. A Banca Examinadora é composta por técnicos do Moinho Motrisa, Curso de Gastronomia da Unit, líderes do setor Panaderil e representantes de micro e pequenas empresas do setor.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais