Capacitação do Senar e IDAF em Porto da Folha

0
(Foto: Assessoria de Imprensa)

Dois cursos – Empreendedorismo Rural e Informática Básica – estão sendo realizados até dia 23 no povoado Linda França, em Porto da Folha. A oferta é do Sistema FAESE/SENAR Sergipe e do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar (IDAF) – patrocinado pela Petrobrás – Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Desde o dia 5 de outubro produtores e agricultores estão recebendo conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional rural por meio da capacitação Empreendedorismo Rural. O curso de 40 horas é ministrado em quatro módulos. “Nosso objetivo é dar oportunidade aos jovens do meio rural, evitando assim, o êxodo rural e que o agricultor precise se deslocar para a cidade ou outros municípios a fim de participar de capacitações”, disse o presidente do Sistema FAESE/SENAR Sergipe, Ivan Sobral.

De acordo com o gerente de Educação Profissional, Célio Dantas, a capacitação desenvolve a criatividade, habilidades práticas, para que todos possam desempenhar com eficiência suas atividades. “Eles recebem informação necessária para que  adquiram a vontade e a capacidade de corrigir suas ineficiências e erros que cometem nos seus lares, nas suas propriedades e no seu desenvolvimento pessoal”, destacou.

O curso de Informática Básica também está sendo realizado no povoado. Com duração de 40 horas, a capacitação ensina noções básicas de informática, como criar um e-mail e como navegar no site do Sistema CNA/SENAR, o Canal do Produtor, que traz, todos os dias, informações importantes para quem trabalha na área rural. Além de dar oportunidade aos produtores de conhecer novas tecnologias para implantar na sua propriedade rural, que certamente terão reflexos no aumento da produtividade, beneficia os produtores e trabalhadores rurais com informações que agreguem conhecimentos modernos ao seu meio com vistas a alcançar a eficiência na propriedade rural e oferece ferramentas de gestão de propriedades rurais com material pedagógico disponibilizado por meio eletrônico. “O programa Inclusão Digital abre oportunidades de crescimento a homens e mulheres do campo, com capacitações sobre o uso adequado e eficiente das novas tecnologias, do computador e da internet”, explicou Célio Dantas.

Torneio Leiteiro – Nos dias 16 e 17 de outubro, alunos dos dois cursos – Empreendedorismo Rural e Informática Básica – participaram do 5º Torneio Leiteiro do Povoado Linda França, em Porto da Folha. Segundo o instrutor da capacitação em Empreendedorismo Rural, do Sistema SENAR/FAESE Sergipe, Gilvan Azevedo, os 40 agricultores e/ou alunos estarão com uma barraca durante o evento comercializando produtos derivados do leite. “Eles fizeram pesquisas dos preços da matéria prima e dos produtos para entender o funcionamento do mercado e também vender de forma adequada seus produtos”, contou.

Os agricultores do curso de Informática Básica também participaram do Torneio. O instrutor José Alvacy incentivou os 40 alunos a dar aulas aos visitantes do evento. “Eles apresentarão o site do Canal do Produtor, onde é possível ficar atualizado no tocante as atividades do homem do campo, ter conhecimento do preço do milho, da arrouba do boi, entre outras coisas. Além de conhecer os cursos ofertados pelo SENAR que podem ser realizados à distância”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais