Cohidro se prepara para Feira da Agricultura familiar

Heleonora Cerqueira com pessoal da Cohidro e agricultores(Foto: Divulgação Seides)

O escritório da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Lagarto, recebeu a visita da diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira.

O objetivo foi discutir os primeiros detalhes para a realização da Feira de Agricultura Familiar naquele município. A reunião contou com a participação de técnicos da Cohidro e da Emdagro, do secretário de Agricultura de Lagarto, Antonio Carlos, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. No encontro, foi aprovada a data do evento, que acontecerá no próximo dia 29, sábado, das 6h às 12h, na Praça do Forródromo.

Coube às empresas de assistência técnica, Cohidro e Emdagro, selecionar os agricultores familiares e os quantitativos de produtos que serão levados. Já a prefeitura de Lagarto se comprometeu a adquirir toda a sobra dos produtos dos agricultores participantes. Estes alimentos serão utilizados na composição da merenda escolar.

Acompanhada da gerente de Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, Sônia Maria de Souza Loureiro, e do gerente do perímetro irrigado Piauí, Marcos Emílio de Almeida, a diretora da Seides aproveitou o momento para conhecer algumas das muitas ações realizadas pela Cohidro naquele município. Na área do escritório, no povoado Moita Redonda, ela conheceu a unidade demonstrativa da Tecnologia Social PAIS – Produção Agroecolóogica Integrada e Sustentável – , implantada para servir de capacitação aos agricultores e alunos das escolas municipais de Lagarto.

Em seguida, Heleonora conheceu a sistemática de entrega de produtos do Programa Frutos da Terra – Programa de Aquisição de Alimentos. Lá, ela teve a oportunidade de ver os agricultores entregarem seus produtos à associação para, mais tarde, serem entregues às entidades beneficiadas, neste caso, um asilo e um orfanato.

“Fiquei encantada com a organização do espaço, com a produção, com o resultado de tanto trabalho, os agricultores comercializando seus produtos. Mas o que mais me impressionou foi o PAIS, que a meu ver é uma grande possibilidade de minimizarmos a fome do homem do campo, uma vez que estatísticas recentes mostram que metade das pessoas que vivem em extrema pobreza mora na zona rural. Acredito que o PAIS tem condições de diminuir consideravelmente esse problema”, declara Heleonora.

Para Sônia Loureiro, esta é mais uma etapa importante para os agricultores familiares do Perímetro Piauí e de toda a região de Lagarto. “Eles terão a oportunidade de participar diretamente da comercialização de seus produtos a preços justos e de forma organizada, pois se trata de uma feira diferenciada, onde todos os participantes serão identificados com avental e boné com a logomarca do evento e cada um terá uma barraca padronizada para colocar seus produtos. Cada um terá que apresentar seu documento que o credita como agricultor familiar, como também todos terão que se adequar às regras de higiene e apresentação dos produtos. Serão disponibilizados pela Cohidro, através de solicitação à Petrobrás, tonéis para coleta seletiva. Estes barris servirão para educar tanto os agricultores quanto os consumidores sobre os cuidados com o destino do lixo”, detalha Loureiro.

A diretora da Seides, Heleonora Cerqueira, enfatizou a participação da Cohidro na realização da feira. “Sempre contamos com o apoio da Cohidro nas Feiras de Agricultura Familiar, o que se tornou uma parceira muito importante. Aliás, todos os parceiros tem papel fundamental no evento. Com muito esforço estamos conseguindo mostrar que é possível que os órgãos públicos trabalhem de forma integrada”, ressalta Heleonora, completando que será realizada uma nova reunião nos dia 21, para finalizar os últimos ajustes da feira em Lagarto.

Foto: Ascom Cohidro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais