Concursados da Caixa lutam para ser contratados

Ato na porta da Caixa Econômica agência Serigy (Fotos: Portal Infonet)

“Por mais empregos na Caixa”. Esse foi o tema do ato realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na porta da agência da Caixa Econômica Federal de Sergipe, no Calçadão da rua João Pessoa, Centro de Aracaju. O objetivo foi colher assinaturas e cobrar celeridade na contração de 295 aprovados no concurso realizado em 2014.

De acordo com a funcionária da Caixa Econômica Federal de Sergipe e diretora do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Rosi Santos, a instituição financeira passou por um Plano de Aposentadoria e as contratações não estão acontecendo.

“Os trabalhadores estão com sobrecarga de trabalho e adoecimento por conta da quantidade reduzida de empregados em virtude do Plano de Aposentadoria, no qual vários funcionários foram desligados e dos 295 concursados que estão na lista de espera, só foram convocados sete”, lamenta.

A funcionária Rosi Santos lamentou a sobrecarga de trabalho

Rosi Santos disse ainda estão tentando colher cerca de 100 mil assinaturas. “E realizar atos de mobilização com a finalidade de cobrar celeridade nas convocações que já estão autorizadas pelo Ministério. Na verdade se paira um silêncio, houve o descumprimento do acordo coletivo de que haveria a contratação de 2 mil funcionários em 2015 e não aconteceu e como consequências temos sobrecarga de trabalho para os funcionários da Caixa e filas enormes enfrentadas pela população”, acrescenta.

Caixa

A Caixa Econômica Federal informou que a contratação dos candidatos aprovados ocorre de acordo com a disponibilidade orçamentária e as diretrizes estratégicas da empresa, e que o concurso foi realizado para composição de cadastro de reserva, sem obrigatoriedade de aproveitamento de todos os candidatos. O concurso vigente possui validade até junho de 2016.

O ato contou com a participação de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE).

Por Aldaci de Souza

A matéria foi alterada às 20h35 para acréscimo de nota enviada pela CEF.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais