Consumo de energia elétrica em SE soma 853,7 mil MWh no 2º trimestre

(Foto: arquivo Portal Infonet)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas  da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME), constatou que o consumo de energia elétrica no estado totalizou aproximadamente 853,7 mil MWh (Megawatt-hora), no segundo trimestre de 2020.

Em termos relativos, o consumo total de energia elétrica foi 12,5% menor do que o total consumido no primeiro trimestre de 2020. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, também se observou recuo, porém de 8,6%.

Mercado cativo e livre de energia no 2º trimestre/2020

Da quantidade total de energia consumida no segundo trimestre deste ano, 75,3% ou 642,4 mil MWh foi gerada pelo mercado cativo. Nesse mercado, a energia é fornecida exclusivamente pelas distribuidoras instaladas em Sergipe, com o preço e as demais condições de fornecimento reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por sua vez, o volume restante, 24,7% ou 211,2 mil MWh, foi originado do mercado livre, onde os consumidores negociam a compra do insumo diretamente dos geradores ou das distribuidoras.

Consumo por setor no 2º trimestre/2020

O consumo nas residências chegou a aproximadamente 324,5 mil MWh, assinalando alta de 3,0% em relação ao mesmo período de 2019. Na indústria, o consumo totalizou pouco mais de 236,8 mil MWh, assinalando retração de 11,3%, no mesmo comparativo.

Para o comércio, o consumo ficou em 124 mil MWh, com queda de 25,4%. Os outros setores registraram consumo de 168,4 mil MWh, assinalando redução de 9,5%. Ambas as variações são em relação ao segundo trimestre de 2019.

Fonte: NIE/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais