CPMF entrega 19 mil pessoas ao leão

Mais de 19 mil contribuintes estão na mira da Receita Federal. Segundo a Receita, a movimentação financeira de cada um deles não condiz com os rendimentos declarados. Ao todo, são 19.726 pessoas que serão fiscalizadas pelo órgão federal. Entre janeiro e março, 4.560 supostos sonegadores foram autuados em multa com valor de R$ 20,067 bilhões.

Para identificar as irregularidades, a Receita se utilizou da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que serve como instrumento de mapeamento das movimentações bancárias dos clientes. Segundo o órgão, a CPMF é um indicativo de incompatibilidade e a maior parte dos casos de sonegação são descobertos a partir da análise desse imposto.

Outra forma de apuração é através dos dados remetidos à fiscalização por meio das imobiliárias, que repassam informações sobre compra, venda e aluguel de imóveis. As operadoras de cartão de crédito também cumprem essa função.

Hoje, sabe-se que os profissionais liberais estão entre os maiores sonegadores de impostos, diz a Receita. A principal causa disso é a falta de vínculo empregatício e a falta de controle sobre rendimentos. Porém, não adianta querer enganar o leão: há métodos para se identificar sonegação de imposto também nestes casos, porém, eles não são revelados pela instituição.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais