Divulgação da economia de SE no exterior é discutida

Reunião ocorreu nesta terça (Foto: Ascom Sedetec)

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, esteve reunido nesta terça-feira, 20, com representantes dos consulados presentes em Sergipe para uma troca de informações.

A iniciativa teve como principal objetivo estimular o intercâmbio entre os consulados e o Governo do Estado, no sentido de divulgar as potencialidades de Sergipe, à medida que conhecia o trabalho desenvolvido pelos departamentos públicos no Estado. O convite foi atendido pela cônsul da Argentina em Salvador, Margarita Ahumada, a cônsul honorária do Chile, Maria Eugênia Del Carmen, o cônsul honorário da França Lucien Henri Gaujac, e pelo cônsul honorário da Romênia em Aracaju, Antônio José Castelo Branco, mais conhecido como Tomzé.

Como vem fazendo desde que assumiu a pasta, o secretário Saumíneo Nascimento tem procurado conhecer de perto os serviços prestados pelos órgãos federais, instituições financeiras e representantes da iniciativa privada, a fim de promover uma troca de informações e disponibilizar as ações da Secretaria. “Essa é uma oportunidade dos convidados tomarem conhecimento das atividades do Governo do Estado e avaliarmos as possibilidades de intercâmbio entre Sergipe e os países aqui representados. A ideia é continuarmos realizando esse encontro a cada semestre”, ressaltou o secretário se referindo à reunião com os cônsules.

Para o cônsul da França, a iniciativa foi mais do que válida. “Esse evento permitiu o reagrupamento dos consulados presentes em Sergipe e esperamos que seja uma constante daqui para frente, a fim de que tenhamos sucesso em nossas ações de intermediar a amizade entre os povos, além da troca de informações culturais, sociais e na promoção do desenvolvimento tecnológico”, destacou Lucien Gaujac que há 23 anos atua em Sergipe.

Estabelecido há nove anos em Sergipe, o consulado da Romênia mantém uma forte atuação na área comercial, representada pelo cônsul Tomzé Castelo Branco. “Louvamos a atitude do secretário Saumíneo em nos reunir aqui na Sedetec e aproveito a oportunidade para destacar que nesses anos de trabalho à frente do consulado, nas viagens que fiz pela Europa, Estados Unidos e Romênia vi que é notável o interesse dos investidores virem para o Brasil”, enfatizou.

A cônsul do Chile, Maria Eugênia Del Carmen, também considerou interessante a iniciativa do secretário. “Como cônsul honorária, atuando como uma referência diplomática de meu país, vejo nesse encontro uma ótima possibilidade de trocar ideias com outros colegas”, afirmou. Para Margarita Ahumada, representante da Argentina, foi ótimo poder conversar com o Governo de Sergipe. “O consulado da Argentina está à disposição no que for possível ajudar para promover o desenvolvimento do Estado”, afirmou a cônsul.

Do encontro, realizado na sala de reuniões da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), também participaram o diretor-presidente da empresa, Décio Portella, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), Ricardo Santana, o secretário adjunto, Carlos Augusto Franco, e a diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, além de Maria Emília Marini, funcionária do Consulado da Argentina em Salvador.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais