Divulgação tardia de festa prejudica procura por hotéis

Hotelaria sergipana em baixa para o réveillon (Foto: Arquivo Infonet)

O Réveillon está chegando e a menos de três dias para a grande festa da Virada, os hotéis da capital sergipana apresentam uma baixa taxa de ocupação. Segundo a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Sergipe (ABIH/SE), Daniela Mesquita Santos, apesar de vários fatores terem contribuído para baixa ocupação, dois tiveram forte influência: aumento dos preços das passagens aéreas e a demora na divulgação das atrações da festa da Orla de Atalaia.

“A gente teve um aumento de 40% nas passagens aéreas e isso acaba influenciando porque a gente já não tem uma malha aérea que favoreça o destino, e com o aumento, a gente acaba competindo com outras cidades que acabam ficando com valores melhores. Vem contribuir também essa falta de programação, essa demora da festa, se vai ter ou não, porque o turista busca saber o que tem na cidade e as nossas cidades vizinhas, que são concorrentes como Maceió e Salvador, tem quase dois meses que divulgaram a programação do réveillon. Aqui a gente não sabia nem se ia ter, e isso acabou influenciado na baixa ocupação”, analisa.

Presidente da ABIH, Daniela Mesquita diz que a hotelaria já faz investimento no setor 

Quanto à sugestão feita pela prefeitura de Aracaju cogitando a hipótese de que cada hotel doasse R$ 10 mil reais para a realização da festa, Daniela Mesquita discorda, destacando que o próprio setor hoteleiro já faz investimentos para atrair os turistas ao Estado.

“Ele [Batalha] até já deu as explicações dele, me ligou para explicar que não foi isso que ele quis dizer, mas como eu já coloquei, a hotelaria já faz um bom investimento. Esse ano a gente fez investimento de R$ 200 mil reais para divulgar o destino, foram os hoteleiros que fizeram essa divulgação. A gente teve uma tímida participação da prefeitura, uma tímida participação do Governo do Estado em relação a divulgação, mas o maior investimento hoje da divulgação do destino para que a gente venha a ter um réveillon melhor, um verão mais aquecido foram dos hoteleiros”, garante.

Preocupação

Ainda de acordo com Daniela Mesquita Santos, o momento é de preocupação. “Já estamos na véspera do Réveillon e a maioria dos hotéis ainda tem disponibilidade. Estamos vivendo uma situação atípica esse ano porque geralmente 20 dias antes do réveillon, a gente já está com quase todos os hotéis lotados, a maioria já com ocupação 100% e esse ano está sendo diferente”, analisa.

Apesar da baixa procura, a expectativa do setor hoteleiro é de que a taxa de ocupação aumente podendo chegar à média de 90% a 95%, influenciada pela vinda de turistas das cidades vizinhas, como Salvador, e que não dependem do tráfego aéreo.

Prefeitura de Aracaju

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o secretário de comunicação da Prefeitura de Aracaju, Carlos Batalha, que destacou ser fundamental a parceria existente entre poder público e o setor hoteleiro, a exemplo do que acontece em outras cidades como Salvador e Maceió.

Batalha acrescentou que o turista que vem a Aracaju não vem para ver a atração A, B ou C, mas sim com família para conhecer as belezas naturais que Aracaju dispõe. Ele destacou também que o município de Aracaju está com os pés no chão por conta da crise e que fez todo o esforço dentro do possível para levar aos sergipanos e turistas um réveillon que comtemplará a todos, valorizando o artista da terra.

Por Aisla Vasconcelos

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