Economia Sergipana cai 0,23% no segundo trimestre

Percentual foi calculado pelo Índice Sergipano de Atividade Econômica (Foto: Arquivo Infonet)

A prévia do PIB sergipano calculado pelo Índice Sergipano de Atividade Econômica (ISAE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) apontou que a atividade econômica do estado medido através de 36 dados, assinalou no segundo trimestre do ano, recuo de 0,23% em relação ao primeiro trimestre.

Em relação ao segundo trimestre do ano passado, verificou-se um pequeno avanço de 0,07% na atividade produtiva do estado.  E nos seis primeiros meses do ano, houve crescimento na produção de 1,00%, enquanto que no mesmo período de 2014, o estado havia crescido 5,42% frente ao mesmo período de 2013.

Dentre os setores que compõem o indicador, conforme a Tabela 1, quando analisamos o desempenho da atividade produtiva em relação ao primeiro trimestre de 2015, observa-se que a indústria (-2,87%) e o comércio (-0,74%) apresentaram queda.
Ainda nessa comparação verifica-se que a pecuária (5,80%), a agricultura (3,93%) e o setor de serviços (0,62%) contribuíram positivamente para o desempenho da atividade, porém devido à baixa na indústria e no comércio, o indicador fechou o segundo trimestre com um nível de atividade menor que no primeiro.

No Nordeste, o índice de atividade calculado pelo Banco Central (IBCR-NE), mostrou recuo de 0,86% ante os três primeiros meses do ano. Em relação ao segundo trimestre de 2014, houve pequena alta de 0,04% e alta de 1,20% nos seis primeiros meses de 2015 ante o mesmo período do ano passado.

Na Bahia, verificou-se crescimento de 0,40% na atividade produtiva em relação ao período de janeiro a junho deste ano, enquanto que no comparativo do segundo trimestre de 2015 ante o mesmo de 2014, notou-se retração de 1,22%, sendo que nos seis primeiros meses do ano corrente, a atividade econômica na Bahia caiu 1,00%.

Em Pernambuco, onde a atividade econômica, segundo o Banco Central vem caindo há quatro trimestres, houve declínio na produção de 2,81% no segundo trimestre de 2015 em relação aos três primeiros meses deste ano. Em relação há um ano, a atividade despencou 4,04%, fechando os seis primeiros meses deste ano com declínio de 2,82%.
No Ceará, a atividade decresceu 3,55% entre o segundo e o primeiro trimestre do ano. No comparativo com o período de abril a junho do ano passado, notou-se queda de 1,25%. Nos seis primeiros meses do ano, houve alta de 1,37% na atividade produtiva.

Diante desse quadro no país e nos principais estados da região nordeste, nota-se que Sergipe, apesar de apresentar queda, demonstra situação, da atividade produtiva, melhor que a existente no país e nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. Permanecendo, porém um pouco atrás do desempenho geral do Nordeste.

Fonte: UNICOM/FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais