FCDL diz que 40% dos consumidores comprarão menos ovos

Thaisa Rodrigues, operadora de caixa (Fotos: Portal Infonet)

Promotora de vendas de ovos de Páscoa, Ana Iracy Martins

Maria José, dona de casa e a filha

A procura pelos ovos e produtos da Páscoa está movimentando o comércio de Aracaju e algumas lojas de departamento ou especializadas em chocolates já começaram a semana lotadas, mas as vendas ainda estão fracas. Uma pesquisa da Federação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) mostra que quase 40% dos consumidores comprarão menos esse ano com relação ao ano passado.

“Esperamos um aumento do fluxo quando estiver mais próximo da Páscoa, pois a medida que se aproxima a data aumentam as vendas aqui na loja. O pessoal deixa sempre para última hora com receio de comprar antes e o chocolate derreter, ou para ver se o preço reduz”, informa a operadora de caixa da Cacau Show, no Centro da Cidade, Thaísa Rodrigues.

A promotora de vendas de ovos de Páscoa, Ana Iracy Martins está animada com as vendas, mas diz que os clientes muitas vezes param somente para perguntar os preços. “As pessoas procuram qualidade e preço, mas o movimento está bom, estamos vendendo bem por que oferecemos produtos de qualidade e com preço bom”, diz ela.

Segundo o economista do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), Luis Moura, a dificuldade do consumidor na hora da compra dos ovos de chocolate e outros produtos da Páscoa é a renda. Seja pelo desemprego ou pelo não reajuste do salário de acordo com a inflação.

“Não só o sergipano, mas o brasileiro está com uma queda de renda que vai impactar negativamente as vendas deste ano, tanto em relação ao ovo de Páscoa, ao chocolate, ao vinho, ao bacalhau. Então a expectativa dos comerciantes é a manutenção da venda igual ano passado, ou queda nas vendas nesse período”, explica.

Luiz Moura observou que ano a ano não só em Aracaju, mas em outras cidades o consumidor tem deixado para fazer as compras da Páscoa no último dia para aproveitar as liquidações. Ou seja, muita gente está adiando ao máximo a compra dos ovos ou chocolates da Páscoa, a exemplo da dona de casa Maria José dos Santos Cruz.

“Estou avaliando os preços. Dá para levar um ovo de R$ 40 com essa crise que estamos vivendo? Só se for no cartão dividido para duas vezes, Vou deixar para vir comprar na quinta-feira para ver se baixa o preço”, afirma.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais