Governo trabalha para que empresa nacional do ramo da avicultura se instale em Sergipe

O governo quer a instalação do figrorífico Itabom no Estado (Foto: Jairo Andrade)

Uma das empresas mais conceituadas na avicultura nacional estuda a possibilidade de implantar uma filial em Sergipe. O frigorífico Itabom foi fundado em 1986, em Itapuí, interior de São Paulo, e hoje gera mais de 1.700 empregos na região. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) está viabilizando o projeto de implantação da empresa em Sergipe e, nesta segunda-feira (10), recebeu o proprietário da Itabom, Pedro Polli. O encontro, que aconteceu na sala de reunião da Sedetec, reuniu além do secretário Zeca da Silva, o diretor-presidente da Codise, Décio Portella, o secretário de Estado do Meio Ambiente e presidente da Adema, Genival Nunes, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César Santana, e demais autoridades e representantes de órgãos do Estado.

“Eu fui pessoalmente conhecer o frigorífico Itabom lá em São Paulo e fiquei encantado com o que vi. É um grupo paulista sólido, grande e que emprega milhares de pessoas, direta e indiretamente. Fiz o convite para que Pedro Polli pudesse conhecer Sergipe e ele se mostrou entusiasmado, pois me disse do seu interesse de expandir a empresa para o Nordeste. Vamos trabalhar com a ideia de viabilizar sua instalação na Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE), já que o foco dele é exportação”, explicou o secretário Zeca da Silva.

Atualmente, as unidades Itabom abatem 18.000 aves por hora, com o total controle de qualidade, aprovados e inspecionados pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). Além disso, a empresa tornou-se referência para todo o setor, conseguindo atingir o mais alto Índice de Eficiência de Produção (IEP).

Segundo Pedro Polli, a possível escolha do Estado de Sergipe para implantar a sua empresa se deve, dentre outros fatores, aos bons incentivos que o governo oferece para as indústrias. “Antigamente o pessoal dizia que o Sul e o Sudeste eram os melhores lugares para criar frango, hoje eu digo que o Nordeste é muito melhor. Isso porque lá tem as quatro estações do ano e aqui o clima é mais estável. Então, ao invés de ampliar o nosso frigorífico lá em São Paulo, que já tem carência de mão de obra, é melhor instalar outro. Aqui é o lugar ideal, pois encontramos o apoio que vem colaborar para a viabilização desse empreendimento”.

A notícia foi muito bem recebida por todos os presentes na reunião. O superintendente do Banco do Nordeste, assim como o presidente do Banese, ficaram entusiasmados e garantiram apoio financeiro. “Vamos sentar para analisar as possibilidades”, asseguraram Antônio César e Saumíneo Nascimento. O secretário da Sedetec pediu para que todos viabilizassem no que lhes compete. “Esse é um projeto grandioso que trará um impacto enorme para o nosso Estado. Vamos nos esforçar para alcançar essa conquista”, ressaltou Zeca.

O empresário agradeceu a recepção e disse estar bastante empolgado e confiante. “Essa minha vinda ao Estado me animou muito. Vejo que é preciso que a gente ande o mais rápido possível. A nossa intenção é gerar o máximo de contribuição para o Estado. Então, se tudo ocorrer bem, vamos dar início a execução do projeto no início do ano que vem”, finalizou Pedro Polli.

Fonte: Ascom Sedetc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais