Hoje é o último dia para fazer a declaração do IR

Banco do Brasil é uma das opções para quem escolhe a declaração em disquete
Termina nesta segunda-feira, 30, o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2007, ano-base 2006. Quem optar pela declaração em formulário eletrônico, ou seja, via internet, tem até as 20h para fazê-lo. Já os disquetes serão recebidos pelas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil até o horário normal de expediente.

No caso do contribuinte que vai fazer a declaração em formulário de papel, a entrega deve ser feita nos Correios, também até o limite do horário de atendimento, ou seja, não haverá horário especial para o serviço.

Última hora

A funcionária da Receita Federal e supervisora do Imposto de Renda 2007 em Sergipe, Rita Helena Bezerra, avisa aos contribuintes que quem não conseguir fazer a declaração até esta segunda-feira ficará irregular com a Receita, além de pagar multa que vai de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. A boa notícia é que a multa pode ser parcelada, mas o valor mensal não pode ser inferior a R$ 50.

Os prejuízos não param por aí. Quem está obrigado a declarar e não o fizer, poderá ter como conseqüências também o bloqueio do CPF, ficando impedido de movimentar contas bancárias, participar de concursos públicos e receber proventos de aposentadoria. Se a multa não for paga, a situação do contribuinte piora, pois ele poderá ter o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e não poderá fazer empréstimos.

“Não adianta reclamar do Imposto de Renda e ficar sem declarar. A declaração é uma obrigação do contribuinte, pois a legislação determina que você declare o que recebeu. Além disso, tem a importância do imposto no financiamento de obras de cunho social”, declara a supervisora.

Ela acrescenta que deixar a declaração para a última hora é um erro do contribuinte. “Quem deixa para declarar somente hoje corre o risco de não conseguir e pode acabar tendo que se regularizar com a Receita mais tarde. Sem contar que deixar para o último dia, com a correria, torna a declaração mais propensa a erros”, alerta.

Malha fina

Deixar declaração para o último dia exige cuidado redobrado
Omitir rendimentos é o primeiro passo para entrar na malha fina. É comum, por exemplo, o contribuinte informar dependentes, mas omitir a renda destes na sua declaração, a fim de aproveitar as deduções legais. No entanto, se for flagrado realizando esta prática, a declaração fica retida na malha fina e o que parecia ser vantajoso se torna uma espera de até cinco anos.

Retificação

A declaração do Imposto de Renda deve ser feita com muito cuidado, mas, se após a sua entrega o contribuinte verificar que cometeu erros ou omitiu informações, ele pode corrigir os dados. Para isso, é preciso apresentar uma segunda declaração, na qual deve ser assinalado o campo 81 da página 4 do formulário completo ou da página 1 do formulário simplificado.

Porém, após o prazo que vence hoje, não é mais possível trocar de modelo de declaração (de completa para simplificada ou vice-versa). Quem não conseguir fazer a declaração até esta segunda, até mesmo por problemas de ‘congestionamento na internet’, só poderá fazê-la por formulário eletrônico a partir desta terça, 1º.

Quem preferir pode utilizar o disquete, se dirigindo a partir de quarta-feira, 2, às
unidades da Secretaria da Receita Federal. No entanto, nos dois casos, haverá pagamento de multa.

Por Andreza Azevedo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais