![]() |
Relatório apontou situação da querosene e da gasolina no Aeroporto de Aracaju (Foto: Emsetur) |
Um relatório da Infraero, emitido às 11h09 desta quarta-feira, 23, apontou que o estoque de gasolina do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, tem quantidade para abastecer as aeronaves somente até essa quinta-feira 24. O querosene, conforme o documento, seria suficiente até às 13h de hoje. O relatório divulgado de forma extraoficial apontou que havia caminhões parados em Feira de Santana (BA) e que a empresa solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para liberação dos veículos.
Por meio de nota, a Infraero disse que está monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais e que já alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível na origem e destino do voo. A Infraero disse também que está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa.
A Infraero não divulgou o relatório oficialmente, mas confirmou a veracidade das informações, acrescentando que elas são atualizadas de hora em hora. O documento, conforme a Infraero, é um levantamento diário que ajuda a empresa a monitorar a situação do fornecimento de querosene de aviação pelas fornecedoras, além de auxiliar na proposta de ação por parte do Poder Público no sentido de garantir o abastecimento das aeronaves.
Aos passageiros, a Infraero recomendou que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado. A Infraero também destacou que compreende o direito de manifestação, mas entende que os protestos devem ocorrer sem afetar o direito de ir e vir das pessoas, bem como a segurança das operações aeroportuárias.
Paralisação dos caminhoneiros
A paralisação dos caminhoneiros iniciada na última segunda-feira, 21, tem mobilizações em diversos estados do país. A principal reivindicação é a redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS. Em todo o Brasil, a paralisação já provoca desabastecimento de mercadorias e combustíveis, além de problemas de trânsito e congestionamentos. Também já foram registrados vários reflexos na aviação civil.
por Verlane Estácio com informações da Infraero
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B