Infraero diz que aeroporto só tem gasolina até quinta

Relatório apontou situação da querosene e da gasolina no Aeroporto de Aracaju (Foto: Emsetur)

Um relatório da Infraero, emitido às 11h09 desta quarta-feira, 23, apontou que o estoque de gasolina do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, tem quantidade para abastecer as aeronaves somente até essa quinta-feira 24. O querosene, conforme o documento, seria suficiente até às 13h de hoje. O relatório divulgado de forma extraoficial apontou que havia caminhões parados em Feira de Santana (BA) e que a empresa solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para liberação dos veículos.

Por meio de nota, a Infraero disse que está monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais e que já alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível na origem e destino do voo. A Infraero disse também que está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa.

A Infraero não divulgou o relatório oficialmente, mas confirmou a veracidade das informações, acrescentando que elas são atualizadas de hora em hora. O documento, conforme a Infraero, é um levantamento diário que ajuda a empresa a monitorar a situação do fornecimento de querosene de aviação pelas fornecedoras, além de auxiliar na proposta de ação por parte do Poder Público no sentido de garantir o abastecimento das aeronaves.

Aos passageiros, a Infraero recomendou que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado. A Infraero também destacou que compreende o direito de manifestação, mas entende que os protestos devem ocorrer sem afetar o direito de ir e vir das pessoas, bem como a segurança das operações aeroportuárias.

Paralisação dos caminhoneiros 

A paralisação dos caminhoneiros iniciada na última segunda-feira, 21, tem mobilizações em diversos estados do país. A principal reivindicação é  a redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS. Em todo o Brasil, a paralisação já provoca desabastecimento de mercadorias e combustíveis, além de problemas de trânsito e congestionamentos. Também já foram registrados vários reflexos na aviação civil.

por Verlane Estácio com informações da Infraero

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais