Inova-SE incentiva o desenvolvimento das empresas sergipanas

Empresa Pyxis Tecnologia Ltda participa do Inova-SE

O Programa de Apoio à Inovação das Empresas (PAPPE) lançado pela FINEP, conhecido em Sergipe como Inova-SE, tem como  principal  objetivo  contribuir com as atividades de pesquisa para o desenvolvimento de produtos inovadores. O Inova-SE é mais um programa de incentivo ao desenvolvimento tecnológico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec). O programa visa aproximar a área da pesquisa junto às empresas do Estado.

“Por ser uma microempresa não temos recursos suficientes para viabilizar um projeto dessa natureza. Um projeto de inovação precisa ser implementado em curto prazo, e isso exige ter recursos financeiros disponíveis”, afirmou o coordenador técnico da empresa Pyxis Tecnologia Ltda, Pedro Silva. A empresa participa desde sua criação do Inova-SE. O último projeto aprovado da Pyxis, na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, consiste no desenvolvimento de uma solução para sensoriamento remoto da alimentação do sistema de software. O produto vai ser aplicado na área de petróleo de gás. “Já temos uma manifestação de interesse na área de petróleo e gás e empresas de outros Estados. A Deso e a Sulgipe já se disponibilizaram em fazer o teste do equipamento” afirmou Pedro.

Além de facilitar o desenvolvimento do produto e o seu processo de comercialização, o Inova-SE também traz projeção para as empresas no mercado local e nacional, a exemplo do projeto da empresa Lagoa Funda Ltda, que já despertou o interesse de outras unidades da federação, como São Paulo e Mato Grosso. Este projeto tem como objetivo realizar aferições de temperatura, oxigênio e pH dos tanques de peixes automaticamente.

“A ideia é monitorar os tanques passando as informações em tempo real para o piscicultor, para que assim ele consiga ter uma maior produtividade. Outra meta do projeto é conseguir a estimativa do tamanho do peixe dentro do tanque para que o piscicultor não precise realizar despesca para obter produtividade com seus animais”, explicou o coordenador técnico do projeto, Miguel Melo. Segundo ele, a partir do apoio financeiro do Inova-SE a produção e comercialização do produto tornou-se viável.

“O Inova-SE busca contribuir com o desenvolvimento de micro e pequenas empresas de base tecnológica, incentivando a competição e criando condições para que essas empresas se fortaleçam. E, com isso, participem efetivamente e permaneçam no mercado contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe”, afirmou a coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica da Fapitec-SE, Vanusa Maria de Souza. Ainda segundo a coordenadora, em 2010 foram aprovados seis projetos e investidos cerca de R$1.500.000,00, recursos que não são reembolsados pelas empresas. O programa é uma ação conjunta da FINEP, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e apoiado pelo Sebrae, Sergipetec, Fies e Sedetec.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais