Mais de 59 mil contribuintes declararam Imposto de Renda em Sergipe

Contribuintes são motivados pela antecipação da restituição (Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil)

Em Sergipe, 59.265 contribuintes já encaminharam as respectivas declarações de Imposto de Renda à Receita Federal, um número que é 17,38% maior do que a quantidade de declarações encaminhadas no mesmo período no ano passado, conforme cálculos do supervisor do Programa de Imposto de Renda da RF no estado, Nilson Lima.

A pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) decorrente da proliferação do coronavírus, o COVID-19, no mundo provocou algumas alterações nos procedimentos, mas a forma de pagamento de cotas, para aqueles que são obrigados a efetuar pagamento do imposto, não houve alterações e os prazos continuam os mesmos.

Conforme Nilson Lima, a Receita Federal alterou apenas a data para o contribuinte receber a restituição, antecipando o pagamento relativo ao primeiro lote para o mês de maio, que geralmente ocorre em junho, e adiou para o mês de junho o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda para microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte cadastradas no Simples Nacional.

O calendário de pagamento de débitos, com vencimento a partir de abril, também foi alterado, possibilitando às empresas e ao microempreendedor individual a possibilidade de efetuar o pagamento três meses após o vencimento, apenas para o apurado a partir do mês de abril, conforme destaca o supervisor do IR em Sergipe.

Aos contribuintes pessoa física, que pagam impostos, não há alterações. O pagamento do valor do imposto a pagar pode ser dividido em até oito parcelas, corrigidas com base na Selic, a taxa básica de juros, o único indexador utilizado pelo governo para corrigir o valor devido ao Leão. A primeira parcela pode ser paga até o dia 30 de abril, mesmo prazo para aqueles que optam pelo pagamento em parcela única.

 

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais