Municípios discutem políticas públicas para catadores

Municípios discutem políticas públicas para catadores (Foto: Ucom/Sebrae)

Secretários de Meio Ambiente e de Assistência Social de diversos municípios do interior sergipano estiveram reunidos nesta quarta-feira, na Universidade Tiradentes, para conhecer as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no estado em favor dos catadores e coletores de materiais recicláveis. 

O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), serviu também para os gestores públicos trocarem informações e discutir novas estratégias para viabilizar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em seus respectivos municípios.

Uma das ações apresentadas foi o Projeto de Inclusão Sociambiental e Produtiva promovido desde 2015 por meio de uma parceria entre a Semarh, o Sebrae, a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Ministério do Trabalho e Emprego. A ação busca promover a inclusão de catadores e coletores de materiais recicláveis secos e de óleo de cozinha, oferecendo assistência técnica e apoio de forma a prepará-los para a atual dinâmica da cadeia da coleta seletiva.

Outra meta é estimular a organização dos profissionais e capacitá-los para melhorar a sua forma de atuação, contribuindo dessa forma para elevar a renda obtida por meio do negócio e a diminuição dos resíduos sólidos descartados na natureza. As ações serão desenvolvidas até o final deste ano nos 75 municípios do estado, beneficiando 1.840 catadores.

“Os catadores muitas vezes estão situados à margem da sociedade, sofrendo com a desigualdade e a concentração de renda existente no país. Queremos ajudá-los a se reconhecer enquanto trabalhadores e a ser organizar coletivamente, mostrando que é possível construir uma nova história”, destaca a coordenadora pedagógica do projeto, Isabel Borja.

Fonte: Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais