Negociação não avança e bancários farão ato no centro

"Os lucros são fruto do trabalho dos bancários", diz Ivânia Pereira (Fotos: Portal Infonet)

Os bancos continuam com as atividades paralisadas. Com os trabalhadores em greve há sete dias, a população só tem acesso a serviços de autoatendimento. Os bancários, que pedem 14% de reajuste, rejeitaram a proposta de 7%, oferecida na última sexta-feira, 9, pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Na tarde dessa segunda-feira, às 16h, os bancários devem se reunir na Praça General Valadão para realizar ato em defesa  aos direitos dos trabalhadores.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários, Ivania Pereira, a proposta da Federação é incompatível com a receita dos bancos. "Só no primeiro semestre desse ano, os cinco maiores bancos nacionais movimentaram R$ 29,7 bilhões. Não é compatível com o valor que estão nos oferecendo, até porque os lucros são fruto do trabalho dos bancários", alega.

Ainda segundo a presidente, o reajuste de 14% é referente à inflação somada ao ganho real "É o ganho real que garante nosso poder de compra.” explica. Além do reajuste, também é pedida a contratação de mais bancários. “É importante para garantir o cumprimento da lei dos 15 minutos ", explica.

Cidadã diz que é prejudicada, mas entende o movimento grevista

Em todas as agências bancárias, apenas o autoatendimento está funcionando. A auxiliar administrativo, Laine Maria dos Santos, 43, se sente prejudicada pela greve, mas apoia os bancários. "Essa paralisação nos prejudica, mas é um direito deles reivindicar por melhores condições de emprego e salário. E só assim eles conseguem", considera.

Fenabam

No último dia 9, a Federação Nacional dos Bancos divulgou nota com a proposta:

"Em atenção ao compromisso mútuo de realizar um processo célere de negociação para um acordo de renovação da Convenção Coletiva, a FENABAN – Federação Nacional dos Bancos apresentou hoje (09) à Contraf – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e à Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito uma nova proposta de aumento na remuneração dos bancários, que consiste em um reajuste de 7% para os salários e benefícios, somado a um abono de R$ 3.300,00 a ser pago até 10 dias após a assinatura do acordo."

Ainda segundo a Fenaban, haverá uma nova rodada de negociações amanhã, em São Paulo, às 14h.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais