Núcleo de apoio contábil oferta atendimento à população

O núcleo é coordenado pelo professor Sérgio Ricardo Rezende (Fotos: Portal Infonet)

Aracaju já conta com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que em Sergipe é vinculado a Faculdade Sergipana (FASER). O objetivo é prestar um atendimento ao público de baixa renda e esclarecer dúvidas sobre assuntos contábeis e fiscais.

Dentre os serviços oferecidos estão incluídos a consulta à situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão negativa, declaração do Imposto de Renda pessoa Física, abertura de empresa pelo Micro Empreendedor Individual (MEI), declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial, etc.

O núcleo é coordenado pelo contador e professor Sérgio Ricardo Rezende. Segundo ele, além da comunidade em geral, os alunos do curso de ciências contabeis são contempladas com o Naf. “É um convênio entre a nossa faculdade e a receita, com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade e o Sescape [sindicato das empresas de auditoria e perícia em Sergipe]. O núcleo existe em todos os estados, mas em Sergipe somos o único com este convênio. No nosso caso, os alunos do curso de ciências contábeis da faculdade unem a teoria ministrada em sala de aula com a parte prática. Eles fazem o atendimento para pessoas de baixa renda que ganhe no máximo três salários mínimos. Esse convênio diminui a demanda de contribuintes que estão indo para a Receita, aliando prática a teoria", conta o coordenador.

Adeilton Oliveira aprovou a iniciativa do Naf

Ainda segundo Sérgio Ricardo Rezende, a população tem uma gama de serviços ofertados pelo núcleo. "Toda a parte contábil e fiscal é com a gente. A pessoa pode tirar a certidão negativa dizendo que a pessoa não tem pendência junto aquele órgão, consulta da situação cadastral do CPF onde a pessoa vai verificar se o CPF está regular ou cancelado junto a receita. Também damos apoio ao Micro Empreendedor Individual que está na informalidade e quer se regularizar. Se ele quer abrir um comércio, faremos a abertura dele junto ao portal do empreendedor e o aluno se desloca até o município onde a empresa pertence para solicitar o alvará de funcionamento", informa. 

Todo o mês, o núcleo presta contas à Receita por meio de relatório pontuando quais os serviços mais procurados, quem foi atendido e a quantidade de pessoas assistidas pelo Naf.

Aprovação

Adeilton Oliveira Ramos esteve no núcleo para regularizar a sua situação junto a Receita Federal. “Eu estava com uma pendência junto a Receita Federal porque a empresa que eu trabalhava fazia o imposto de renda, mas em 2012, ela passou por problemas e não fez. Daí fiquei com uma pendência e fui na Receita. Lá, eles me encaminharam pra cá. Estou gostando do atendimento e quero resolver logo a minha situação”, conta.

Atendimento

O atendimento é gratuito e aberto ao público sempre as quartas e sextas das 15h às 18h. O NAF fica na rua professora Alda Piaffa, nº 165, conjunto Leite Neto, em frente ao Colegio Coesi.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais