Núcleo de apoio contábil oferta atendimento à população

0
O núcleo é coordenado pelo professor Sérgio Ricardo Rezende (Fotos: Portal Infonet)

Aracaju já conta com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que em Sergipe é vinculado a Faculdade Sergipana (FASER). O objetivo é prestar um atendimento ao público de baixa renda e esclarecer dúvidas sobre assuntos contábeis e fiscais.

Dentre os serviços oferecidos estão incluídos a consulta à situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão negativa, declaração do Imposto de Renda pessoa Física, abertura de empresa pelo Micro Empreendedor Individual (MEI), declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial, etc.

O núcleo é coordenado pelo contador e professor Sérgio Ricardo Rezende. Segundo ele, além da comunidade em geral, os alunos do curso de ciências contabeis são contempladas com o Naf. “É um convênio entre a nossa faculdade e a receita, com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade e o Sescape [sindicato das empresas de auditoria e perícia em Sergipe]. O núcleo existe em todos os estados, mas em Sergipe somos o único com este convênio. No nosso caso, os alunos do curso de ciências contábeis da faculdade unem a teoria ministrada em sala de aula com a parte prática. Eles fazem o atendimento para pessoas de baixa renda que ganhe no máximo três salários mínimos. Esse convênio diminui a demanda de contribuintes que estão indo para a Receita, aliando prática a teoria", conta o coordenador.

Adeilton Oliveira aprovou a iniciativa do Naf

Ainda segundo Sérgio Ricardo Rezende, a população tem uma gama de serviços ofertados pelo núcleo. "Toda a parte contábil e fiscal é com a gente. A pessoa pode tirar a certidão negativa dizendo que a pessoa não tem pendência junto aquele órgão, consulta da situação cadastral do CPF onde a pessoa vai verificar se o CPF está regular ou cancelado junto a receita. Também damos apoio ao Micro Empreendedor Individual que está na informalidade e quer se regularizar. Se ele quer abrir um comércio, faremos a abertura dele junto ao portal do empreendedor e o aluno se desloca até o município onde a empresa pertence para solicitar o alvará de funcionamento", informa. 

Todo o mês, o núcleo presta contas à Receita por meio de relatório pontuando quais os serviços mais procurados, quem foi atendido e a quantidade de pessoas assistidas pelo Naf.

Aprovação

Adeilton Oliveira Ramos esteve no núcleo para regularizar a sua situação junto a Receita Federal. “Eu estava com uma pendência junto a Receita Federal porque a empresa que eu trabalhava fazia o imposto de renda, mas em 2012, ela passou por problemas e não fez. Daí fiquei com uma pendência e fui na Receita. Lá, eles me encaminharam pra cá. Estou gostando do atendimento e quero resolver logo a minha situação”, conta.

Atendimento

O atendimento é gratuito e aberto ao público sempre as quartas e sextas das 15h às 18h. O NAF fica na rua professora Alda Piaffa, nº 165, conjunto Leite Neto, em frente ao Colegio Coesi.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais