Obra de ampliação do aeroporto de Aracaju já tem data para iniciar

Projeto das obras do aeroporto

A Infraero divulgou um documento revelando que as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e de construção do novo terminal de passageiros terão início em junho de 2012. O trabalho do Governo do Estado voltado ao desenvolvimento do turismo em Sergipe ganha força com o cronograma das obras de ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

"Este ofício representa a confirmação de um dos mais importantes investimentos estruturantes para o estado de Sergipe. Ele é fruto de um longo processo de negociação e de uma luta intensa do Governo no sentido de viabilizar a construção de uma nova estação de passageiros, de ampliar a pista do aeroporto e de criar as condições para que, definitivamente, Sergipe se incorpore à malha aeroviária internacional. É uma obra cujos reflexos não serão apenas no turismo, mas em toda a economia sergipana", ressaltou o governador Marcelo Déda.

Dilma garantiu a verba em reunião com Déda

Ainda de acordo com o governador, o investimento por parte da Infraero será de aproximadamente R$306 milhões, enquanto o Governo do Estado deverá investir quase R$100 milhões de contrapartida, o que inclui a construção de um novo anel viário no entorno do aeroporto, o desmonte do que restou no Morro do Avião e a elaboração dos projetos da pista e da estação de passageiros, além dos estudos de impactos ambientais.

Outra novidade antecipada pelo governador diz respeito ao atual terminal de passageiros que, após a construção do novo, dará  lugar a um terminal de cargas. "Isso irá criar um novo modal para as exportações sergipanas, abrindo uma nova porta para a inserção da nossa economia no Brasil e no mundo".

Reunião com Dilma

Um momento decisivo durante as etapas que antecederam a execução do projeto de ampliação ocorreu em meados deste ano, quando o governador Marcelo Déda, após audiência com a presidenta Dilma Rousseff, informou os critérios e o cronograma para a reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju.

"A definição desses investimentos foi assumida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff. Nessa reunião, com seu estilo rápido para tomar decisões, ela telefonou na minha presença para o presidente da Infraero, que encontrava-se na reunião do conselho de administração daquela empresa, e pediu que ele voltasse ao Palácio do Planalto e determinasse ao então ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, que presidisse a reunião entre a Infraero e o Governo do Estado de Sergipe", revelou o governador.

Segundo ele, logo em seguida houve uma reunião de trabalho na qual o presidente da Infraero confirmou o investimento e deu o sinal verde para que o Estado também deflagrasse os investimentos que iria realizar. "Nesse sentido, foi que nós incluímos no contrato de empréstimo junto ao BNDES os investimentos no anel viário do aeroporto".

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais