Desenvolvido pelo Observatório Maria Beatriz Nascimento, uma das diretorias da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), o Mapa da Mulher Sergipana já está disponível para a sociedade. Ele conta com dados referentes ao público feminino do estado, coletados pelo Observatório Beatriz Nascimento. O acesso público pode ser feito por meio da página principal do site oficial do Governo de Sergipe.
Estão disponíveis dados referentes à população feminina, faixa etária, renda, inscritas no CadÚnico, além dos tipos de violência. A exposição dos números proporciona a compreensão das particularidades do cenário da mulher no estado, inclusive com a utilização de filtros, a exemplo de município, território, entre outros.
Os dados já estavam sendo expostos pelo Observatório nas capacitações promovidas pela SPM nos municípios para os profissionais que atuam na rede de proteção à mulher. “Apresentamos, por exemplo, a quantidade de mulheres por municípios, que geralmente supera o de homens, em alguns casos chega a mais de 60% da população geral. Detalhamos, ainda, a renda média (pobreza, extrema pobreza) e o quantitativo de inscritas no CadÚnico, que garante acesso aos programas sociais”, explica a gerente do Observatório, Erika Leite.
Erika Leite disse que, por meio do mapa, também é exposto dados sobre violência contra a mulher no município, com algumas especificações de quais localidades registram mais casos, o dia da semana e o período. “Com isso, é possível que a rede de proteção à mulher atue com um maior foco para combater este tipo de crime, inclusive solicitando a presença mais constante da polícia”, complementa Erika Leite.
Além do conhecimento sobre a realidade local, os dados podem ser utilizados na elaboração de políticas públicas que atendam às demandas das mulheres. “Os números podem contribuir, por exemplo, na captação de recursos para viabilizar a implementação de projetos que atendam as demandas das mulheres, seja no combate à violência contra as mulheres, inclusão produtiva e garantia de renda, entre outras ações”, ressalta.
De acordo com a gerente, o Observatório está à disposição dos municípios e demais órgãos da sociedade para apresentar os dados coletados. “Que podem entrar em contato por e-mail (omse@spm.se.gov.br) para oficiar o Observatório e solicitar dados. Também estamos à disposição para o agendamento de reuniões e outros eventos para fazer a apresentação e o detalhamento dos números”, salienta Erika Leite.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B