Inep capacita operadores logísticos e de segurança para o Enem

0
Operadores do Enem serão capacitados (Foto: Maria Odília/Arquivo Seed)

Os operadores logísticos e de segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 de todas as regiões brasileiras serão capacitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, nos meses de agosto e setembro. A ação visa habilitar os colaboradores envolvidos na operação de segurança para a realização do exame e padronizar as ações. Participarão representantes do Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), dos convênios celebrados entre o Inep e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), das diretorias regionais dos Correios, além dos coordenadores dos Centros Integrados de Monitoramento Regional (CICCR) e dos coordenadores estaduais das instituições aplicadoras.

A primeira capacitação será neste sábado, 25, em Manaus (AM), quando o Inep reunirá os 74 operadores logísticos e de segurança da região Norte. Em 1º de setembro, o treinamento será para a região Centro-Oeste, em Brasília (DF), para 56 pessoas. Já o Nordeste terá o encontro em Salvador, em 15 de setembro, e contará com 88 participantes. Para as regiões Sul e Sudeste, o encontro será em 22 de setembro, em Belo Horizonte, para um público de 74 pessoas. Todas serão acompanhadas por servidores da Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep, representantes do Ministério da Defesa, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Aplicação

O Inep segue capacitando os coordenadores municipais e os coordenadores de local de aplicação que atuarão no Enem 2018. Neste sábado e domingo, 25 e 26 de agosto, serão treinados os 982 coordenadores da Bahia e 233 do Sergipe. Nesta edição do Enem, a capacitação presencial tornou-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de cidades localizadas a até 105 km do polo de capacitação também receberão as instruções sobre como aplicar o Exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos mais de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil. Todos que atuam no Enem também precisam passar por um treinamento na modalidade a distância, que exige rendimento mínimo de 50%. A plataforma EaD para coordenadores de locais de aplicação será aberta em 20 de agosto.

Os 54 coordenadores estaduais também já passaram pela capacitação presencial e estão fazendo o treinamento a distância, que tem conteúdo distinto para cada tipo de colaborador. A história do Enem nos últimos 20 anos é o tema condutor que guiará as ações deste ano. No dia do Exame os coordenadores de local de aplicação ainda treinam os chefes de sala, aplicadores e fiscais. Esses também passarão pelo curso EaD. As capacitações presenciais começaram em 11 de agosto e percorrerão o Brasil até 23 de setembro.

Perfil

O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o Exame para 5.513.684 participantes. Desses, 59% são mulheres. A faixa etária mais representativa é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (27,8%), 17 anos (17%) e 18 anos (15,9%). A maioria dos inscritos, 58,7%, já concluiu o ensino médio e 29,7% está cursando a última série em 2018. Os chamados treineiros, participantes que fazem o Enem para autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos. Ao todo, 63,8% dos participantes estão fazendo o Enem com todos os custos pagos pelo governo federal.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comentários