Pesquisa revela que 60% das famílias aracajuanas estão endividadas

Segundo pesquisa, mais de 118 mil famílias aracajuanas estão endividadas este mês (Foto: Pixabay)

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mensalmente, apresentou os números do mês de março,  e apontou estabilidade no número de famílias em condição de endividamento em Aracaju.

O percentual de famílias endividadas na capital sergipana atingiu o nível de 60,3%, apresentando redução de 0,7% em relação ao mês de fevereiro, o que caracteriza estabilidade. Em números absolutos, o total de famílias endividadas em Aracaju é de 118.709 em março deste ano. Consideram-se dívidas, compromissos contraídos com prazo determinado para pagamento, como cartões de crédito, financiamentos ou carnês, por exemplo.

Contas atrasadas e inadimplência

O número de famílias aracajuanas que se encontra com algum tipo de conta atrasada é de 51.750, no mês de fevereiro. O indicador reduziu 0,3% diante do segundo mês do ano. Em fevereiro, o total era de 52.268 famílias. Já as famílias que não terão condições de pagar suas contas, consideradas em situação de inadimplência, atingiu o percentual de 11,6% das famílias aracajuanas, com o total de 22.011 famílias, com elevação de 0,6%.

Tipos de dívidas

A discriminação dos tipos de dívidas das famílias aracajuanas continua com a liderança dos cartões de crédito, responsável por 89,2% das dívidas. Os carnês representam 16,4% dos compromissos a serem pagos, seguido por 10,4% dos empréstimos de crédito consignado, 6,3% do financiamento imobiliário, 4,6% do financiamento de veículos, 1,6% do crédito pessoal, 1% do cheque especial, e 0,8% de cheques pré-datados. Outras dívidas não discriminadas perfazem 15,3% do endividamento familiar aracajuano. O percentual é superior a 100%, em virtude de as famílias terem mais de um tipo de compromisso a pagar.

Fonte: Fecomércio Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais