Bruno Dantas: venda de ativos afeta projetos sociais (Fotos: Ascom/Sindipetro) |
Os petroleiros voltaram a realizar uma manifestação em Carmópolis nesta sexta-feira, 20. Nesta mobilização, os petroleiros denunciaram a iniciativa da Petrobras em colocar ativos à venda, uma maneira de promover a privatização da estatal, na ótica dos manifestantes. Segundo o sindicalista Bruno Dantas, diretor do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), em Sergipe a Petrobras colocou à venda 12 concessões em campos terrestres, o que representa 30% da produção no Estado, conforme cálculos daquele sindicato.
Contra a esta iniciativa, os trabalhadores que estão em atividade, inclusive terceirizados, se uniram aos aposentados e participaram de um café da manhã servido na base de Carmópolis. Na ótica de Bruno Dantas, a venda destes campos terrestres implica consequências danosas para a estatal e afetará diretamente os programas sociais que ganham incentivo da Petrobras, a exemplo do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas marinhas, e da feirinha de produtos orgânicos que incentivam a agricultura familiar, desenvolvidos em Sergipe.
Manifestantes em Carmópolis |
Na mobilização, os líderes do Sindipetro também denunciaram a ocorrência de demissão em massa entre trabalhadores teceirizados contratados por empresas privadas que prestam serviços à Petrobras e a falta de pagamento das verbas rescisórias e atraso de salários nestas empresas.
Novas ações serão desencadeadas em Sergipe na próxima semana. O calendário de atividades será definido pelo Sindipetro. O Portal Infonet tentou ouvir a Petrobras, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição, informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B