PMA firma Termos de Cooperação com sistema Fecomércio

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), oficializará nesta sexta-feira, 31, a implementação do Programa de Inserção Social e Profissional, por meio da assinatura do Termo de Cooperação junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), ao Serviço Social do Comércio (Sesc/SE) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE). A solenidade acontecerá a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Na mesma ocasião, haverá ainda a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundat, e o Senac, com o objetivo de oferecer cursos de segurança alimentar. Com duração de 11 horas/aula, a meta do Programa Alimento Seguro (PAS) é capacitar 1.300 feirantes (mercado municipal e feiras livres), 600 vendedores ambulantes e mais 100 profissionais que atuam nas cantinas escolares ativas no município de Aracaju.

Por fim, a Fundat e o Senac firmarão um terceiro Termo de Cooperação, em prol da realização da 1ª Mostra de Games – Jovens Desenvolvedores. A parceria busca qualificar alunos egressos dos cursos de Informática (Básica e Avançada) da Fundat para o desenvolvimento de produtos de entretenimento digital interativo em diferentes plataformas, como computadores e websites. O acordo também inclui a produção de conteúdos audiovisuais no formato de curtas-metragens, a serem exibidos em salas de aula e eventos relacionados à temática ambiental. A capacitação projeta a realização da 1ª Mostra Curta Aracaju – Filmes Educativos.

O programa visa à oferta gratuita dos serviços de educação básica, de formação profissional, de ações socioassistenciais e de saúde, possibilitando a geração de emprego e renda à população beneficiária. A ação será dividida em três projetos: “Mulher Cidadã”, destinado às mulheres vítimas de violência; “Fortalecendo Cooperativas”, direcionado aos catadores de material reciclável e reutilizável, cooperados na Central Recicle de Aracaju; e “Acolhe Aracaju”, voltado à mobilização e inclusão de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

No “Mulher Cidadã”, a Fundat disponibilizará um cronograma de cursos livres e de Formação Inicial e Continuada (FIC) para as cidadãs atendidas pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). Além de facilitar o acesso deste público à qualificação profissional, o intuito é encaminhar as egressas destes cursos para o mercado de trabalho. O projeto ainda promoverá mutirões de beleza para as participantes, em parceria com o Senac.

Já o “Fortalecendo Cooperativas” prevê a inclusão dos alunos cooperados em turmas regulares dedicadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como o oferecimento de oficinas de artesanato com material reciclável e de cursos de gestão financeira e empreendedora. Outras atividades pontuais, a exemplo de exposições dos produtos e de um Workshop sobre Logística Reversa, Integrada e Empresarial, também compõem o escopo do projeto.

Para o “Acolhe Aracaju”, serão ofertados cursos de formação profissional, em áreas como artesanato, costura e reciclagem; cursos de formação básica, visando à alfabetização daqueles alunos, mediante o auxílio da Secretaria Municipal da Educação (Semed); e ações culturais, de esporte e de lazer. Todos os contemplados pelo Programa de Inserção Social e Profissional terão acesso a serviços odontológicos, que serão executados pela equipe do Sesc.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais