Portal de Compras de Sergipe é totalmente reformulado

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Medida da Seplag busca economia de custos com manutenção do sistema  (Foto: divulgação)

Tendo em vista a atual situação econômica do Estado e buscando a diminuição das despesas em todas as áreas possíveis, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência Geral de Compras Centralizadas (SGCC), lançou na última semana o novo portal ComprasNet de Sergipe. O portal é responsável por todas as compras por dispensa realizada pelo Estado e atende a usuários do próprio Governo, outros entes, como Tribunal de Justiça, e a fornecedores externos.

Com a aquisição do novo portal, a equipe da Seplag calcula uma economia mensal de cerca de R$ 7.500 com a sua manutenção. Além disso, o portal conta com um sistema mais fácil e ágil para manuseio, tanto para os usuários do próprio Governo, quanto para os fornecedores que o acessam.

“Tínhamos um sistema que estava nos servindo bem, mas precisávamos gerar formas de economia com a sua manutenção. Então procuramos propostas e recebemos uma muito interessante de uma empresa que já prestava serviços na área de gerenciamento de outros sistemas da SGCC e conseguimos reduzir significativamente os gastos nesta área. O resultado está sendo o mais positivo possível”, explica o superintendente de Compras Centralizadas, Júlio César Barbosa.

Integração

Um dos pontos fortes do novo portal diz respeito à perspectiva de integração entre diversos sistemas de dados do Governo. Com o novo ComprasNet já é possível que os fornecedores tenham toda a sua documentação on-line e informatizada, além de um banco de dados único no que diz respeito a cadastramento de produtos e serviços entre as Secretarias de Planejamento e da Fazenda.

A expectativa do setor de Normatização é que no futuro, sistemas como o Igesp, Sisap, e os Pregões Eletrônicos sejam realizados em conjunto e centralizados no ComprasNet. “Temos um cadastramento de fornecedores mais criterioso onde podemos detalhar todos os documentos e ter sempre a mão a regularidade das empresas. Além disso, o cadastro de produtos e serviços também está mais específico, fazendo com que assim os demandantes possam detalhar melhor o que necessitam, evitando a aquisição de bens que não são exatamente o que estava sendo pensado”, argumenta o gerente de Normatização e Acompanhamento da SGCC/Seplag, Marcos Santana.

Marcos afirma que todo o trabalho de importação de informações de fornecedores do sistema antigo para o novo foi realizado, mas informa que os fornecedores precisam acessar o novo sistema para validar e informar dados complementares ao novo sistema.

“Temos cerca de três mil fornecedores que precisam validar seu acesso e atualizar algumas informações, por isso, pedimos que eles acessem o novo ComprasNet o quanto antes para efetuar esse procedimento e continuar participando das dispensas do Estado”, completa, destacando que no próprio portal estão disponíveis três manuais para que os fornecedores possam otimizar o acesso.

Para o lançamento do novo portal, a equipe da SGCC/Seplag se preparou e organizou todo um cronograma com treinamento de servidores de secretarias e órgãos para prepará-los para utilizar o novo sistema.  “Ao todo 176 pessoas foram capacitadas a utilizar o novo sistema”, finaliza Júlio César Barbosa.

Fonte: Seplag

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