Presidente da ACI Sergipe analisa alta dos imóveis em Aracaju

O presidente da Associação dos Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe (ACI/SE), Anderson Ramos explica sobre esse aumento (Foto: Portal Infonet)

Aracaju encerrou 2024 com uma alta acumulada de 13,7% no preço dos imóveis, segundo levantamento do Índice FipeZAP. Esse aumento gera impacto para aqueles que sonham em conquistar a casa própria.

A alta dos valores é reflexo de uma série de fatores, como o aumento dos custos de construção civil, além da projeção de aumento da taxa Selic (Taxa básica de juros da economia), que tende a impactar diretamente o mercado imobiliário.

Para entender melhor esses aspectos, o Portal Infonet conversou com o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe (ACI/SE), Anderson Ramos. Ele explicou o que está por trás desse aumento e o que os trabalhadores devem considerar na hora da compra do imóvel.

Esse aumento nos preços dos imóveis é uma combinação de diversos fatores, conforme explica Anderson Ramos. Ele detalha que a alta nos custos impactam no valor final do imóvel. “A alta nos custos dos insumos da construção civil, como materiais e mão de obra, a escassez de terrenos em áreas mais centrais e a grande demanda por imóveis, tanto de quem já mora aqui quanto de pessoas de fora que estão vindo para a cidade, contribuem para essa valorização do imóvel. Aracaju tem se destacado não só pela qualidade de vida, mas também pela proximidade das praias e pelo custo-benefício atrativo”, diz o presidente.

Além disso, ele destacou que o aumento dos imóveis não ocorreu apenas em Aracaju. “O aumento dos preços não se restringiu apenas a Aracaju. A Grande Aracaju também tem experimentado valorização, embora em um ritmo um pouco diferente. Cidades vizinhas como Nossa Senhora do Socorro, Estância e outras, têm recebido investimentos em novos empreendimentos, o que faz com que o valor do metro quadrado também suba. No entanto, a concentração maior de aumento tem sido em áreas mais procuradas dentro de Aracaju, como a Zona Sul e Aruana.” disse.

Casa própria

A alta nos valores tem sido uma preocupação para as pessoas que sonham com a casa própria e para facilitar a aquisição do imóvel é importante que a pessoa faça um planejamento financeiro cuidadoso. “O ideal é procurar um corretor de imóveis que possa ajudar na análise de crédito e nas melhores opções de compra, seja de imóveis novos ou usados. Em alguns casos, os lançamentos oferecem condições facilitadas como isenção de taxas como o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), cartório grátis e aumento no valor do subsídio, dependendo da faixa de renda do comprador. Isso pode fazer a diferença no momento da compra, especialmente se a pessoa puder aguardar alguns meses até que o imóvel esteja pronto”, orienta, o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe.

Sobre esse aumento de 2024 permanecer em 2025, Anderson Ramos destaca que a expectativa é que os preços continuem em alta. “A expectativa é que continue aumentando os valores dos imóveis, principalmente que a projeção da Selic agora é subir, então consequentemente toda a cadeia da construção civil vai subir e vai sobrar realmente para o consumidor final”, diz.

Atrativa

“Aracaju segue como um dos destinos mais atrativos para quem deseja viver bem, mas é importante estar atento aos impactos do aumento no valor do metro quadrado do imóvel e se preparar para as possíveis mudanças no mercado imobiliário. A questão das praias, da qualidade de vida, os acessos aos locais, então é tudo próximo e faz a cidade ser atrativa para investidores ou compradores no momento”, destaca Anderson Ramos.

por Marina de Sena e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais