Presidente da Fundação Banco do Brasil visita Sergipe

Um dos principais parceiros do Sebrae é a Fundação Banco do Brasil (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Um dos principais parceiros do Sebrae é a Fundação Banco do Brasil, a Instituição apoia projetos desenvolvidos em Sergipe em prol da cultura empreendedora e do agronegócio. E para reforçar ainda mais essa parceria, o presidente da FBB estará em Aracaju no dia 1 de março, sexta feira. A proposta é participar de uma missão técnica visitando alguns municípios do Estado onde são desenvolvidos projetos.

Jorge Street, acompanhado da Diretoria, gerentes e técnicos do Sebrae, sairá de Aracaju às 7h30 da manhã com destino a Simão Dias, Lagarto e Canindé do São Francisco. Também estarão participando da visita técnica representantes do UNICOOPES e do Ministério do Trabalho, instituições parceiras.

Em Simão Dias o destino é o Povoado Barrocas, onde será visitado o Projeto Palmas para Sergipe. Depois segue para Lagarto, Assentamento Irmã Dorothy, para conhecer o Projeto Barraginhas. A última visita será em Canindé do São Francisco, no Perímetro Irrigado PIAUÍ, onde será visitado o Projeto PAIS – Programa Agroecológico Sustentável e Integrado.

Chegando em Aracaju, o grupo segue para a Feira Agropecuária, onde acontecerá uma degustação de produtos oriundos dos Projetos PAIS, Palmas para Sergipe e PCCQ –  Programa Cabrito e Cordeiro de Qualidade / Bioma Caatinga.

“A Fundação Banco do Brasil é uma grande parceira do Sebrae, apoiando vários projetos executados no Estado. É uma satisfação grande receber a visita do presidente Jorge Street e mostrar no local onde são desenvolvidas as ações e os resultados dessa parceria”, destaca Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae.

Palmas para Sergipe

Desenvolvido em 16 municípios, o projeto já beneficiou mais de 500 produtores. Obedecendo um modelo de produção específico, pequenos produtores rurais recebem instruções sobre a forma correta de promover o plantio nos Núcleos de Tecnologia Social e repassam as informações para os demais integrantes das associações a que estão vinculados. Com a técnica, o produto é cultivado até duas vezes por ano. Outra vantagem é que a área utilizada pode ser ocupada por até 20 anos, apresentando índices de produtividade que variam entre 350 a 700 toneladas por hectare, cerca de 10 vezes mais que o obtido no processo tradicional. O modelo de produção já garantiu o plantio de mais de dois milhões de palmas em solo sergipano.

Projeto Barraginhas

A técnica foi desenvolvida há mais de dez anos pela Embrapa Milho e Sorgo, do município de Sete Lagoas (MG). Consiste na criação de pequenos açudes para a captação e retenção das águas das chuvas. Além de garantir o armazenamento do líquido, permitindo a sua utilização nas colheitas e criação de animais, as barragens contribuem para evitar assoreamentos e enxurradas, revitalizar nascentes e elevar os níveis dos lençóis freáticos. Atualmente o projeto já viabilizou a construção de 980 pequenas barragens em 14 municípios sergipanos.

PAIS

A proposta é oferecer uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. O projeto busca garantir o respeito ao meio ambiente e aos hábitos e costumes da população. A ideia é produzir alimentos sem o uso de qualquer tipo de agrotóxicos, aliando a criação de animais à produção vegetal, preservando a qualidade do solo e das fontes de água e incentivando o associativismo. O PAIS é formado por um galinheiro central e três círculos de hortas em uma área de cinco mil metros quadrados. No local, também é instalada uma caixa dágua para garantir a irrigação do terreno através da técnica de gotejamento. A ação já beneficiou mais de 600 famílias em Sergipe.

Fonte: Agência Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais