A Secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, estará em Aracaju nesta quarta-feira, 13 de setembro, para a solenidade de abertura da Expo Pesca & Aquicultura 2023, às 8h30, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe.
Nas redes sociais, Tereza Nelma reafirmou a importância do evento e convidou a comunidade pesqueira para participar. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também é presença confirmada. A Expo Pesca é o maior evento da cadeia produtiva pesqueira dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA).
De 13 a 15 de setembro será realizada vasta programação no Centro de Convenções, composta por debates, palestras e exposições. Já no dia 16 acontecerá uma visita técnica ao laboratório de pesquisa, criação e desenvolvimento do camarão-pitu, localizado no município de Neópolis, mantido através de parceria entre a Codevasf e a Universidade Federal de Alagoas. O laboratório também é responsável pela reprodução da espécie para repovoamento de todo o Velho Chico.
Entre os objetivos da feira estão debater o cenário da pesca e da aquicultura na região SEALBA; mostrar as potencialidades que possuem, as perspectivas de crescimento, e como elas estão em comparação com o restante do país; fortalecer o setor em Sergipe para que todo o ciclo produtivo do pescado seja realizado localmente, e comercializado além divisas e fronteiras; e o que é necessário fazer para que o setor alcance índices muito satisfatórios.
Embora Sergipe ocupe a 4ª posição no ranking nacional de produção de camarão, e tenha destaque no volume produzido de tilápia, ainda não consegue colocá-los diretamente no mercado industrial por falta de beneficiamento. Esse é um dos cenários que a Expo Pesca pretende mudar.
Palestras e debates
O evento será palco para importantes discussões da academia e setor produtivo sobre os temas ligados à pesca e à aquicultura no país. Entre os assuntos que serão abordados estão: “A participação social nas políticas públicas de pesca e aquicultura: diretrizes, mecanismos e instâncias”, que será tratado pela assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Adriana Vilela Toledo.
“Carcinicultura: responsabilidades legais, impactos ambientais e medidas compensatórias”, será o tema do assunto trabalhado pela Dra. em Biotecnologia Industrial e Gestão Ambiental, Gabriela Almeida.
Outro debate que tem chamado a atenção, principalmente pelo fato de ajudar a mudar a realidade socioeconômica de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a criação de algas, por isso, a “Algicultura como alternativa econômica e autossustentável para o estado de Sergipe” será a palestra de Miguel Sepulveda, da Seaweed Consulting Company.
A criação de algas é uma atividade em destaque devido à grande variedade de usos e aplicações industriais, que vão desde a alimentação direta em humanos, em animais, e em cosméticos, até medicamentos e biofertilizantes agrícolas, entre outras utilidades. Ela já é uma realidade nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste, porém, nesta última região, o licenciamento da atividade ainda é um desafio para o produtor e empreendedor.
Inscrições para a Expo Pesca
A entrada e a participação na Expo Pesca & Aquicultura são totalmente gratuitas, porém é necessário que o interessado em fazer parte desse importante momento realize a inscrição, através do link disponibilizado na bio do Instagram @expopesca.sealba
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B