Secretário abre 30ª Exposição de Animais e 5ª Feira do Leite em Glória

Jorge Alberto visita estande de produtos à base de mel (Foto: Marcos Rodrigues)

O maior evento agropecuário na maior bacia leiteira do estado de Sergipe. Assim pode ser definida a 30ª Exposição de Animais da Região Norte que foi aberta em conjunto com a 5ª Feira do Leite na noite desta quarta-feira, 12, em Nossa Senhora da Glória, a 120 km da capital. O secretário chefe da Casa Civil, Jorge Alberto Prado, representou o Governo do Estado, ao lado de outros secretários e membros da administração estadual. O evento se estende até o dia 16 de outubro no Parque de Exposições da cidade.

Na abertura do evento, o secretário da Casa Civil justificou a ausência do governador em exercício, Jackson Barreto, em virtude do falecimento de seu irmão, o ex-vereador da capital, Genelício Barreto. “Mesmo emocionado com esta inestimável perda, o governador em exercício me pediu que viesse a esse evento trazer a palavra de apoio e incentivo do Governo de Sergipe para os produtores e participantes da exposição”, comunicou Jorge Alberto.

Segundo o secretário, a realização do evento contando com mais de 100 expositores e 500 animais revela a pujança do setor que vem alcançando um crescimento notável nos últimos anos. “O crescimento do setor agropecuário reflete também os investimentos que o Governo de Sergipe vem realizando junto à agricultura familiar e na articulação com os movimentos sociais ligados à terra, fazendo com que a agricultura cresça como um todo em Sergipe, a exemplo do grande aumento que obtivemos na produção leiteira”, pontuou o secretário, referindo-se ao avanço obtido nos últimos três anos, onde Sergipe saiu da quinta para a segunda posição na produção de leite no Nordeste.

Revitalização

Já o secretário de Estado da Agricultura em exercício, Fábio Reis, ressaltou o empenho do governo em revitalizar as exposições agropecuárias como elemento de estímulo e difusão de informação em todo o estado. “Hoje, com a ExpoSergipe realizada em diversos municípios como Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Aracaju, os produtores têm acesso à informações, trocam experiências e dão testemunho da evolução que passa o setor. Desejo que todos os expositores façam bons negócios nessa exposição”, declarou Reis.

A prefeita do município, Luana Oliveira, também destacou a importância do evento para o município como evento promotor de negócios e difusor de conhecimento. “A ExpoSergipe é uma grande festa para o município. Aqui são feitos vários negócios e é intensificada a parceria do Governo do Estado como o município através da Secretaria de Estado da Agricultura. Queremos parabenizar todos os participantes e expositores e agradeçer a todos os patrocinadores e apoiadores do evento”, afirmou a prefeita.

O Evento

A 30º Exposição de Animais da Região Norte e a 5º Festa do Leite se inserem na programação da ExpoSergipe, evento criado pela Êxito Eventos e pela Secretaria de Estado da Agricultura com o fim de alavancar as tradicionais exposições do Estado, reunindo no mesmo local as exposições agropecuárias, a realização de leilões, exposição de produtos e serviços agropecuários, gastronomia, exposição de produtos da agricultura familiar, além da apresentação de grupos folclóricos e culturais. O evento, que está na segunda edição, acontecerá em algumas cidades do Estado de Sergipe, sedes de feiras e exposições, a exemplo de Lagarto, já realizada em setembro, Glória e Aracaju.

A programação da ExpoSergipe Glória apresenta ainda o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética), cujo objetivo é a comercialização de touros melhorados geneticamente, oferecendo mais qualidade ao rebanho do pequeno produtor.  Sergipe é o 4º Estado a fazer parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) para a realização do programa.

Com o objetivo de incentivar o pequeno produtor rural da região a ExpoSergipe Glória 2011 promoverá a Exposição da Agricultura Familiar. Prioridade para os Governos Federal e Estadual, os produtores da agricultura familiar da região participarão do evento sem investir recurso, disponibilizarão a produção para exposição e comercialização.

O Evento também contará com um espaço direcionado aos negócios, onde instituições financeiras, a exemplo do Banese (que dispõe da Credi-Expo Banese, linha de crédito específica para eventos agropecuários), mostrarão suas linhas de crédito voltadas para o agronegócio.

Participação

Prestigiaram a abertura do evento o deputado estadual João Daniel, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe, Eduardo Sobral, o secretário adjunto da Infraestrutura, Sérgio Oliveira, o presidente da Companhia Estadual de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Mardoqueu Bodano, dentre outras autoridades, representantes de entidades, patrocinadores e expositores.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais