Seminário empresarial é realizado em Santa Rosa de Lima

(Foto: Ascom Sebrae)

Empreendedores de Santa Rosa de Lima participaram do I Seminário Empresarial. Na oportunidade foi inaugurado a Central do Empreendedor e aconteceu a apresentação do Diagnóstico de Oportunidades Empresarial do município. As ações fazem parte das atividades desenvolvidas pelo Fincar o Pé – Projeto de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sebrae em parceria com a Petrobras.

Produtores rurais, feirantes, artesãos, empreendedores formais e informais marcaram presença no Salão Paroquial para assistir as palestras sobre Oportunidade de participação no Seminário EMPRETEC, Apresentação da Lei Geral Municipal das MPE com foco para acesso à mercados, Apresentação das modalidades de Certames Licitatórios utilizados pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima, Simulado de participação em um Certame Licitatório – Comissão municipal de Licitação e Apresentação do cadastro municipal de fornecedores locais.

Para Maria Isabel, presidente da Associação Canabravense de Artesanato Mãos que Trabalham, Santa Rosa passa por um momento oportuno. “Esperamos que o município tenha crescimento empresarial, a associação de artesanato possa vender ainda mais para a população local e para outros municípios e estados e que novos artesão venham fazer parte do grupo”.

A Associação Canabravense já funciona há quatro anos, atualmente está com dez integrantes que produzem peças artesanais feitas com a fibra da bananeira e papel reciclado. “Uma das peças que mais se destaca é a renda irlandesa feita com a fibra da bananeira. Em 2011 fomos agraciadas com o TOP 100 de Artesanato em consequência desse trabalho”, explica Maria Isabel.

Quem também ficou satisfeita com a realização do evento foi a empresária Marilene de Santana Oliveira, integrante do Comitê Gestor, que destacou o esforço da comunidade para participar do processo de mudanças que está acontecendo em Santa Rosa. “Os moradores de Santa Rosa estão de parabéns, colaboraram com a pesquisa para realização do diagnóstico empresarial de oportunidades, estão comprometidos com o processo. Agradecemos ao Sebrae e a Petrobras por apoiar o povo de Santa Rosa nesse momento de mudanças”.

Segunda a pesquisa realizada no município, com 192 entrevistas aplicadas, Santa Rosa possui 53 feirantes, 39 empreendedores formais, 51 produtores informais, 8 artesãos e 41 produtores rurais.  Entre os formais, 82% atua no ramo do comércio, 15 % no segmentos de serviços e 3 % na indústria. Já 53% dos empreendedores informais  entrevistados demonstraram interesse em buscar a formalização.

Para facilitar o processo de formalização, o Sebrae levou para Santa Rosa a gestora do MEI, Symone Silva de Menezes, que falou sobre os benefícios para quem se torna micro empreendedor individual. O MEI é contemplado com uma série de vantagens, pois além de reduzir a carga tributária trouxe a formalização com menos burocracia, de forma gratuita, rápida e segura.

Mas além da assessoria da  analista do Sebae Symone Silva, os empreendedores agora também poderão contar com a Central do Empreendedor João Alves dos Anjos. Trata-se de um local disponibilizado para a classe empresarial, que irá oferecer capacitações e informações sobre gestão dos negócios, além de orientar no processo de formalização dos empreendedores. “A proposta é estimular a criação de novas empresas e fortalecer aquelas que já estão no mercado, criando condições favoráveis para que novos empregos sejam gerados ”, destaca Ana Nunes, gestora pelo Sebrae do projeto petróleo.

Santa Rosa já possui a Lei Geral municipal regulamentada e implementada, um Agente de Desenvolvimento nomeado pela Prefeitura e o Comitê Gestor já está atuando. O cenário é positivo e a formação do Comitê Gestor é importante para promover o desenvolvimento sustentável. É o local onde a sociedade pode participar, debatendo sobre quais são as oportunidades de negócios existentes na região, dando sugestões que possam contribuir para o crescimento das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais. “Um bom exemplo são as compras governamentais, que podem ser propulsores do desenvolvimento sustentável local”, destaca o gestor pela Petrobras do projeto Petróleo e Gás, Aladio Antonio.

O evento é uma realização do Sebrae em parceria com a Petrobras, apoio Prefeitura de Santa Rosa e Câmara de Vereadores. Informações na Unidade de Atendimento Indústria do Sebrae, com a analista Ana Nunes, telefones (79) 2106-7737 e 2106-7700.

Fonte: Ascom Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais