Servidores da Administração Geral do Estado de Sergipe, que integram o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos (Sintrase), iniciaram nesta terça-feira, 14, uma paralisação de 48h da categoria. A interrupção temporária das atividades foi realizada em um ato simbólico na sede da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc).
De acordo com o presidente do Sintrase, Diego Araújo, um dos motivos de toda a mobilização é para cobrar do Governo de Sergipe a reposição das perdas inflacionárias no salário dos servidores durante os nove anos em que alegam falta de reajuste salarial. “Para se ter uma ideia, a última reposição salarial foi feita em 2012”, recorda.
O sindicalista também explica que a falta de reajuste impactou negativamente o salários dos servidores, contribuindo para sua desvalorização ao longo de quase uma década. “Isso acarreta uma perda aproximada de 60% nos nossos vencimentos e faz com que mais de 6 mil de ganhem menos de 1 salário mínimo por mês”, lamenta o presidente do Sintrase.
Ainda segundo Diego, durante a realização do ato de paralisação nesta terça, a categoria conseguiu uma reunião com o Secretário de Administração, Manuel Dermival Neto. “Já estávamos tentando essa reunião há um tempo. Mas felizmente durante a paralisação de hoje conseguimos marcar uma reunião com o secretário”, salienta.
Governo de Sergipe
Em comunicado, a Superintendência de Comunicação informou que a administração estadual, através da Secretaria de Administração do Governo de Sergipe, irá receber o Sintrase numa reunião que foi marcada para o dia 23 deste mês. ” A Secretaria de Administração vai começar um trabalho, juntamente com o sindicato, para calcular cenários em busca de um entendimento que contemple a categoria”, destaca.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B