![]() |
Paralisação é de 24h (Fotos: Portal Infonet) |
Nesta segunda-feira, 30, auditores fiscais estão mobilizados em frente a Central de Atendimento ao Contribuinte (Ceac) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para chamar a atenção do governo quanto a pauta de reivindicação da categoria que inclui incorporação da produtividade ao salário base, reajuste igual a inflação acumulada dos últimos 12 meses, além de condições adequadas de trabalho. A paralisação é de 24h e nesta terça-feira, 31, a categoria volta aos trabalhos. No Estado são 700 servidores da ativa e 300 aposentados.
De acordo com o presidente do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco), Alberto Garcez, todas as tentativas de negociação com o governo foram frustradas. “É uma pena que tenhamos chegado a esse ponto, a paralisação é o último recurso, mas estamos há três anos tentando negociar a pauta e nada acontece, parece que o governo faz pouco dos auditores do fisco”, lamenta Garcez.
![]() |
Auditores de braços cruzados |
Sobre a impossibilidade de pagamento para os auditores, o sindicalista contesta. “O governo diz que a receita vem caindo, o que
não é verdade. A receita subiu mais de 20% de participação. O aumento linear correspondeu apenas há 11 meses da inflação e algumas categorias que ameaçaram paralisar as atividades foram contempladas e outras foi oferecido um percentual de reajuste acima do linear, mas o fisco vem desde 2007 tentando negociar e nada”, observa.
Alberto Garcez lembrou que as condições de trabalho não favorecem os auditores e ressaltou que o trabalho no posto fiscal de Neópolis fica prejudicado. “Ali passa carreta de álcool, bebida, açúcar e o Estado esta deixando de arrecadar, as fronteiras estão abertas para o contrabando. As pessoas podem achar que o fisco ganha bem, mas quem diz isso não sabe a importância da fiscalização dos auditores”, diz o presidente do Sindifisco que garante que a paralisação interrompeu todos os serviços.
![]() |
Garcez lamenta falta de negociação com o governo |
Conforme já publicado na última sexta-feira, 28, a Sefaz garantiu que o atendimento com o
fechamento do posto fiscal de Neópolis não foi prejudicado. A informação é que uma equipe de comando continua atuando na área.
O secretário de Articulação com Movimentos Sociais, Chico Buchinho, também foi procurado, mas não tivemos êxito no contato por telefone.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B