SRTE/SE ainda não tem nº de acidentes do tabalho em 2012

Construção Civil continua registrando acidentes de trabalho (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

O Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado neste sábado, 28. Em Sergipe, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) não tem estatísticas de quantos acidentes de trabalho já foram registrados nos primeiros cinco meses de 2012, nem do ano passado. De acordo com a SRTE, em 2010 foram registrados 3.120 acidentes de trabalho no estado, com 19 mortes.

Segundo a superintendente do Trabalho em Sergipe, Celuta Krauss, os números demonstram que a segurança e saúde do trabalhador necessitam de investimentos maiores no que se refere a proteção e prevenção.

“É importante a discussão e o envolvimento de instituições, sociedade, trabalhadores, empregadores e sindicatos, também a sensibilização de todos na promoção de uma cultura de prevenção para reduzir de maneira significativa as doenças e as lesões no local de trabalho”, ressalta.

Celuta Krauss destaca importância da discussão sobre prevenção dos acidentes

Sem citar quais as providências da SRTE em casos de denúncias de acidentes, doenças e lesões nos locais de trabalho, a superintendente do trabalho em Sergipe acrescentou que “investimento em prevenção, não deve e não pode mais ser visto apenas como custo ou cumprimento da legislação. É essencial preservar e valorizar o trabalhador”.

Em virtude de ser um setor que vem crescendo ano após ano em todo o país, a construção civil continua sendo um dos que há mais registros de acidentes no trabalho. De um modo geral, a região Sudeste foi a que teve o maior número de acidentes de trabalho notificados nos últimos anos, seguida pela região Sul. A região Nordeste aparece em terceiro lugar, seguida pela região Centro-Oeste. Os estados da região Norte são os que menos apresentam registros de acidentes do trabalho.

Prevenção

Assim como várias entidades, a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe – SRTE/SE realizou em conjunto com o sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho, o seminário Segurança e Saúde no Trabalho. "O Ministério do Trabalho e Emprego tem fundamental importância na melhoria das condições de trabalho, por isso, o planejamento das nossas  ações fiscais na área de segurança e saúde vem priorizando as atividades onde os fatores de risco estão mais presentes", enfatiza Celuta Krauss.

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira, 27, o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho com o objetivo de integrar ações que assegurem melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho. As iniciativas serão conduzidas pelos ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.

Velório de Júlio César dos Santos

Em julho de 2011, o Portal Infonet noticiou a morte do mecânico Júlio César dos Santos, 52, vítima de acidente de trabalho. Ele fazia manutenção em uma empilhadeira no momento em que foi atingido por um contrapeso da própria máquina.

“Toda empilhadeira tem um contrapeso, que precisa ser removido no momento de se fazer a manutenção do motor. Ele removeu o contrapeso, o escorou com um cepo e voltou para trabalhar, não sabemos o que aconteceu e o contrapeso se desprendeu e caiu sobre a perna dele”, relatou à época, o técnico de segurança da empresa, Wesllei Silva Santos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais