Táxis de Aracaju ofertarão desconto de até 30%

Desconto dos taxis de Aracaju foi definido em audiência no MPE (Fotos: Portal Infonet)

Advogado da SMTT, Caio Christofani

Presidente do ITPS, Leo Araújo

Vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Sergipe, Gerson Ferreira da Silva

Os taxistas de Aracaju vão ofertar aos consumidores descontos de até 30% no taxímetro. Os trâmites para a formalização do desconto foi tema de uma audiência extrajudicial realizada no Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta quarta-feira, 12. O desconto deverá ser liberado nos taxímetros em um prazo de 30 dias.

"O Sindicato dos Taxistas já apresentou o pedido, houve um entendimento positivo da assessoria jurídica da SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito], faltando apenas o conselho deliberativo dentro de um prazo de 30 dias apresentar ao MP essa manifestação", diz a promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor Euza Missano.

O advogado da SMTT, Caio Christofani, informa que já há um parecer jurídico prévio autorizando o desconto. "Falta o Conselho Administrativo da SMTT se reunir e aprovar o pedido dos taxistas. Tudo indica que será aprovado", afirma.

A certificação da porcentagem do desconto nos taxímetros será realizada pelo Instituto Tecnológico de Pesquisas de Sergipe (ITPS), segundo explica o presidente do ITPS, Leo Araújo.

"Toda vez que se mexe no taxímetro, ou que vence seu certificado, o taxista deve retornar ao ITPS para fazer uma nova verificação. O ITPS está à disposição dos taxistas para fazer isso e certificar que o taxímetro dele está dentro das normas", informa.

Ele ressalta que anualmente o taxista deve levar ao Instituto o taxímetro para verificação. "Geralmente eles passam por uma oficina credendiada para observar se os seus taxímetros estão dentro dos padrões porque pode ser reprovado na verificação também", diz.

O vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintaxi), Gerson Ferreira da Silva, informa que 99% dos taxistas de Aracaju estão em uma situação crítica de sobrevivência depois da chegada do Uber.

"Eles estão em estado de calamidade. Então o Sindicato pediu socorro ao Ministério Público para que houvesse a intervenção de um possível desconto de até 30% no taximetro e na porta do veículo. O MP já intermediou, a SMTT se sensibilizou e esperamos que até o dia 12 do próximo mês possamos liberar esse deconto", afirma o taxista.

Por Moema Lopes                                                                                                                                                                                                         

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais